O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoSustentabilidade no agronegócio: conheça técnicas

Sustentabilidade no agronegócio: conheça técnicas

O agronegócio é responsável por um papel de grande importância na economia global, garantindo que haja alimentos, energia e fibras para toda a população.

Mas, sabemos que ele também é responsável por uma boa parte dos impactos ambientais negativos e também pelo uso de grandes quantidades de recursos naturais.

- Continua depois da publicidade -

Isso gera uma preocupação significativa, o que faz da busca por práticas mais sustentáveis ainda mais intensa.

A seguir, vamos explorar algumas das principais técnicas e estratégias utilizadas para garantir um futuro sustentável para o agronegócio. Confira!

Agricultura sustentável: o caminho para o futuro

Agricultura sustentável se trata de uma abordagem que busca suprir as necessidades existentes sem que isso comprometa a capacidade de gerações futuras de também atender às suas necessidades.

Para que isso aconteça, de fato, é preciso contar com determinadas práticas que ajudam a proteger o meio ambiente, ajudando a promover a eficiência ecológica e ainda garantir visibilidade econômica.

Entre as práticas utilizadas, entre as principais temos as estratégias de uso responsável dos recursos naturais de nosso planeta.

Uso responsável de recursos naturais no agronegócio

Sabemos que alguns recursos naturais são indispensáveis para o agronegócio, certo? Afinal, uma plantação não pode ficar sem água, um bom solo e também de nutrientes para seu crescimento saudável.

Por isso, a saída é utilizar esses recursos com responsabilidade para que não se torne um problema ambiental.

Nisso, deve estar presente uma gestão eficiente e também a conservação desses recursos. Por exemplo, com um processo de irrigação de precisão é possível controlar a quantidade de água aplicada, evitando o desperdício.

O cuidado e conservação do solo é outra prática essencial para garantir a sustentabilidade no agronegócio, impedindo que ocorram erosões ou degradação deste solo.

Manejo integrado de pragas: reduzindo o impacto ambiental

Essa é uma abordagem que irá contribuir para o controle de pragas de uma maneira eficaz e, claro, sustentável. Dessa forma, é possível reduzir a dependência de pesticidas, que são produtos químicos nocivos e que podem prejudicar o meio ambiente.

Para isso, é necessário contar com alguns inimigos naturais das pragas que atacam as plantações, assim como a adoção de práticas de rotação de culturas e realizar um monitoramento constante.

Além de ser excelente para ajudar na preservação do solo e na qualidade dos produtos, ainda contribuem para diminuir os gastos para o agricultor.

Rotação de culturas: benefícios para o solo e produção

Rotação de culturas se trata de uma técnica onde é feito o cultivo de plantas diferentes em um mesmo local com o passar do tempo, sendo excelente para manter a boa qualidade do solo, assim como contribui para a diversidade de nutrientes que estarão disponíveis e também ajuda na redução da pressão de doenças e pragas.

Essa rotação será útil para a estabilidade da produção, já que cada tipo de plantação possui suas próprias necessidades e maneiras de responder ao ambiente em que estão.

Agricultura de precisão: eficiência no uso de insumos

A agricultura de precisão irá utilizar de tecnologias avançadas, como é o caso de sensores e GPS, para garantir a otimização do uso de insumos, como os pesticidas e fertilizantes.

Além de ser ótimo para economizar os recursos e custos, mas ainda irá ajudar na minimização da poluição que o excesso desses produtos podem causar.

Como o nome sugere, é uma aplicação com precisão, o que garante que não será utilizado nada além do necessário – ajudando a evitar desperdício e um impacto negativo ao ambiente.

Agricultura orgânica: menos químicos, mais sustentabilidade

Já a agricultura orgânica trata-se de uma abordagem que irá dar preferência para a saúde do solo e o uso mínimo de produtos químicos que sejam sintéticos.

Para isso, ela irá se basear em práticas, como adubação orgânica, compostagem, etc, para conseguir manter a boa fertilidade do solo e ainda contribuir para a proteção da biodiversidade no local.

Tendo em vista o crescimento da sustentabilidade na agricultura, os produtos orgânicos ganham cada vez mais valorização por meio dos consumidores que preferem a opção que irá agredir menos o meio ambiente.

Energias renováveis no campo: reduzindo emissões de carbono

Outra prática adotada pelo agronegócio é a de energias renováveis no campo, como é o caso da energia solar, ajudando a reduzir as emissões de carbono.

O uso de painéis solares em grandes plantações, assim como o uso de turbinas eólicas, vão além de uma opção mais barata para gerar energia, mas também ajudam na geração de receita adicional por meio da venda dessa energia.

Tecnologias para monitoramento ambiental e controle de impactos

Já é uma realidade o uso de tecnologias para monitoramento ambiental e controle de impactos, afinal, como vimos, a sustentabilidade tem um grande peso nesta área atualmente.

Para isso, são utilizados satélites e drones que irão possibilitar um mapeamento preciso de como anda as condições da vegetação em volta e também do solo. Além disso, a tecnologia no campo se mostra presente até mesmo na confecção de lonas plásticas, cada vez mais usadas no setor. 

Assim, com esses dados, é possível tomar as medidas necessárias a tempo.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela as 5 melhores universidades do Nordeste

Um novo ranking global da consultoria Center for World University Rankings (CWUR) revelou quais as cinco melhores universidades do Nordeste. De acordo com o levantamento,...