Após um rigoroso processo de seleção de 15 meses, a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), Região Metropolitana de Fortaleza, escolheu o consórcio Stolthaven Terminals/Global Energy Storage (GES) como a “potencial operadora” para planejar, projetar, construir e operar um terminal de amônia verde no Complexo do Pecém a partir de 2026.
Este empreendimento fará parte da infraestrutura compartilhada destinada aos produtores de amônia verde do Complexo do Pecém
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) inclui o Porto do Pecém, uma área industrial e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, onde serão instaladas as empresas produtoras. A CIPP S/A, administradora do complexo, concedeu os direitos ao consórcio Stolthaven Terminals e GES após um processo de seleção justo e transparente, envolvendo vários outros fornecedores globais de armazenagem.
Na próxima fase do projeto, com o envolvimento do Complexo do Pecém e dos produtores de amônia verde, será desenvolvida a engenharia básica do terminal antes da assinatura do contrato final com a CIPP S/A.
O desenvolvimento do terminal de amônia verde no Porto do Pecém facilitará a produção de hidrogênio verde e sua exportação na forma de amônia verde, tornando acessível aos mercados uma das fontes mais competitivas dessa energia renovável a nível global.
O Porto do Pecém, em conjunto com seu acionista Porto de Roterdã, estabelecerá a rota de exportação/importação de H2V mais próxima entre a América do Sul e a Europa. Estima-se que a produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém alcance 1 milhão de toneladas por ano até 2030, o que pode atender a 25% da demanda de importação de Roterdã.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste vai ganhar Parque Aeroespacial; saiba mais
– Caso do Vinho Pêra Manca: baianos viralizam em ‘dia de riqueza’
– Nordeste tem 8 universidades em ranking mundial de produção científica
Em 2023, Stolthaven Terminals e GES formaram uma parceria para desenvolver e operar um terminal de exportação de hidrogênio verde e seus derivados. Ambas são fornecedoras líderes de serviços de armazenagem para líquidos e gases a granel, com presença global e experiência comprovada no desenvolvimento de grandes projetos de armazenagem. A Stolthaven Terminals possui uma presença consolidada no Brasil, operando há 42 anos no Porto de Santos, com diversos prêmios por seu manuseio especializado de biocombustíveis e produtos químicos de especialidade.