Realizado pelo Sebrae/CE, o programa busca projetos com modelo de negócio inovador em desenvolvimento nas fases de validação ou operação. As Inscrições acontecem até dia 15/09.
Muitos jovens e profissionais experientes têm o sonho de se tornar empreendedores de startups bem-sucedidas. Para eles, ter o próprio negócio ou investir em ideias inovadoras é um objetivo de carreira muito atrativo.Nesse contexto, cresce a procura por suporte e orientação para colocar em prática esses desafios, e o Sebrae se destaca como um importante aliado para impulsionar essas iniciativas pautadas pela vontade de inovar e prosperar.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae Ceará sobre o panorama das startups, em 2022, foram identificadas 440 iniciativas em todo o estado. Essas startups contribuíram para a criação de mais de 5.094 empregos diretos e aproximadamente 30.000 empregos indiretos, levando em consideração todos os elementos do ecossistema, como centros de crescimento, plataformas de aprendizado, eventos, interações comerciais, redes de apoio, acesso a capital e oportunidades de networking.
O levantamento revelou que há 270 empreendimentos com registro CNPJ em pelo menos 30 áreas distintas. Dentre 36 cidades com algum tipo de negócio, Fortaleza, Juazeiro, Sobral e Quixadá se destacam como os principais polos desse cenário.
As startups cearenses abrangem uma variedade de setores, com ênfase em recursos humanos, tecnologia e comunicação, construção civil, mobilidade, comércio eletrônico, meio ambiente e sustentabilidade, mercado imobiliário e condomínios. Essas iniciativas já captaram um montante de investimentos que ultrapassa os 2,3 bilhões de reais.
LEIA TAMBÉM:
–CERRADO NORDESTINO recebe R$ 40 bilhões e impulsiona a produção
– Nordeste tem exemplo de política pública para inovação e tecnologia
– 7 de setembro: a importância do Nordeste na independência do Brasil
– Brasil colhe safra histórica de grãos em 2023
O mapeamento também identificou para quem essas startups oferecem seus produtos e serviços. 218 delas têm relações comerciais diretas com outras empresas; 88 atendem diretamente aos consumidores; 57 servem tanto empresas quanto indivíduos; 54 se relacionam diretamente com empresas que vendem para consumidores finais. Além disso, 14 atuam na criação de soluções para o governo e instituições públicas, enquanto cinco se concentram em conectar consumidores entre si.
De olho nesse contexto, o Sebrae lança a mais recente edição do Startup CE, um programa de aceleração destinado a capacitar empreendedores para o mercado de inovação ao longo dos meses de agosto a dezembro deste ano.
O objetivo geral do Programa é transformar projetos e negócios em fase inicial de operação em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, através de uma metodologia de capacitação imersiva, na qual os participantes vivenciarão as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de instrutores, mentores e profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências em módulos práticos e mentorias.
Além disso, as equipes com melhor desempenho ao longo do Programa apresentarão suas startups para potenciais investidores em evento final no formato de Demo Day.
O Startup CE 2023 contará com diversas ações – palestras, webinars, mentorias, conteúdos e treinamentos. O período de realização total será de 4 meses.
O Programa contará com o seguinte conteúdo programático:
FASE | DESCRIÇÃO |
FASE 1 | é a fase de divulgação, sensibilização, inscrição e seleção das startups e iniciativas. Nessa fase serão escolhidas até 100 (cem) startups e/ou projetos para participar do programa. Esta fase ocorrerá de maneira on-line. |
FASE 2 | Será a fase de pré-aceleração e terá como foco a modelagem de negócios e avaliação do potencial de mercado, com previsão de aproximadamente 2 (dois) meses de duração, na qual serão selecionadas, dentre as até 100 startups e/ou projetos, até 20 (vinte) iniciativas que passarão à fase seguinte. Esta fase ocorrerá de maneira on-line. |
FASE 3 | Será a fase de aceleração e terá como foco o desenvolvimento das 20 selecionadas na Fase 2, com foco em acesso a mercado, estruturação e crescimento de vendas, além de conexão com o ecossistema nacional de investimentos. Esta fase ocorrerá de maneira on-line. |
FASE 4 | Demoday e apresentação dos 20 negócios ao ecossistema e potenciais investidores em evento presencial. Por que participar?
|
REDAÇÃO com Assessoria