O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaSetor de serviços, o que mais emprega no Brasil, cresce 1%

Setor de serviços, o que mais emprega no Brasil, cresce 1%

O setor de serviços no Brasil continua em expansão, com crescimento de 1% em setembro de 2024. Esse aumento marca o nível mais alto da série histórica, superando em 0,6% o recorde anterior, estabelecido em julho deste ano.

Atualmente, o volume de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Vale lembrar que este é o setor que mais emprega no Brasil.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o desempenho do setor reflete a diversidade de atividades em crescimento.

Ele destaca áreas como engenharia, festivais musicais, transporte dutoviário e edição de livros com impressão integrada, além de serviços digitais, como agenciamento de publicidade em mídias sociais e administração de programas de fidelidade.

Em setembro, 16 das 27 unidades federativas apresentaram crescimento, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, impulsionado por um grande evento musical, liderou o crescimento das atividades turísticas, que registraram alta de 14,9% no estado.

Desempenho do Setor de Serviços: Setembro de 2024

AtividadeVariação (%)
Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares+1,4
Informação e Comunicação+1,0
Transportes+0,7
Serviços Prestados às Famílias+0,4
Outros Serviços-0,3

Crescimento do Turismo e Transportes

O turismo brasileiro registrou uma leve alta de 0,5% em setembro, com o segmento 8,1% acima do patamar de fevereiro de 2020. No entanto, algumas regiões, como Bahia e Goiás, enfrentaram quedas no volume de atividades turísticas.

Além disso, o transporte de passageiros no Brasil subiu 2,1% em relação a agosto, consolidando-se 0,7% acima do nível pré-pandemia. Já o transporte de cargas registrou crescimento mais modesto de 0,4% em setembro, mas ainda acumula alta significativa de 33,2% acima do patamar pré-pandemia, apesar de estar 7,2% abaixo do ponto mais alto da série, registrado em julho de 2023.

LEIA TAMBÉM
Nordeste tem chuvas acima da média e previsão é de feriadão debaixo d´água
Cearense que mudou cor da pele após doença briga na justiça por tratamento
Capital no Nordeste diminuirá de tamanho após briga histórica

Esses dados apontam para um setor de serviços cada vez mais forte e diversificado, consolidando o Brasil como um mercado em franca expansão nos segmentos de serviços e turismo. A perspectiva é de que essa tendência de crescimento continue, com uma base sólida de atividades que contribuem para o avanço econômico do país.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Brasil ganha Dia Nacional do Maracatu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (11), o projeto de lei (PL) 397/2019, instituindo o Dia Nacional do Maracatu. A...