Para celebrar o Dia do Hip Hop, comemorado no dia 11 de agosto, o Teatro João Paulo II, localizado, na zona Sudeste de Teresina recebe até o sábado (14) a I Semana do Hip Hop teresinense. O evento reúne nomes do cenário local.
A solenidade de abertura aconteceu noite desta quarta-feira (11), de forma restrita, por conta das medidas restritivas devido à pandemia do coronavírus e contou com a presença de Eliana Lago, da Secretaria Municipal da Juventude, Vicente Gomes, da coordenadoria estadual de juventude e do presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Scheyvan Lima.
No palco, apresentações de nomes como o rapper Lu de Santa Cruz, Dj Zero, Alice Wonder, Grupo Cota Metragem, Mc Felinho Nordestino e os Uruguaios Loko MC´s, que celebraram a data com excelentes apresentações.
O presidente da FMC, Scheyvan Lima, falou sobre a importância de se manter viva a arte de se fazer Hip Hop. O gestor falou ainda que o prefeito Dr. Pessoa é um amante da cultura local e que a gestão não medirá esforços para apoiar atividades como as desenvolvidas pelo movimento Hip Hop em Teresina.
“Ainda estamos em um período pandêmico, mesmo assim estamos tomando algumas atitudes para que datas como a que celebra o Dia do Hip Hop não passem em branco. Nossa intenção é fazer uma atividade ainda maior no próximo ano, quando toda a população já estiver vacinada”, afirma Scheyvan Lima.
O coordenador estadual da Nação Hip Hop do Brasil, Eduardo Alemão, conta que apesar de não poder juntar um grande público, a I Semana do Hip Hop teresinense já é um grande avanço para quem trabalha com essa arte, pois segundo, o evento põe eles de forma oficial no calendário cultural da capital.
“Ficamos muito felizes em saber que podemos contar com o apoio do poder público, pois sem ele, ficaria inviável tocar esse evento, já que o Hip Hop ainda sofre preconceitos, isso por conta de algumas pessoas não entenderem que essa arte tem um grande significado”, comenta Eduardo Alemão.
Nesta quinta-feira (12), a programada da Semana do Hip Hop segue com apresentação de BombapStar, Mc Peu, Panda e Constantine e ainda a participação de Beto Mc. E terá a primeira Batalha da SH2The, 1×1, com premiação dos primeiros colocados.
O evento é realizado pela Nação Hip Hop Brasil e conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Secretaria Municipal de Juventude.
PROGRAMAÇÃO FINAL
Dia 14 de agosto
8h – Mutirão de Grafite – 30 Grafiteiros e Grafiteiras.
Muros do Centro Comunitário Anselmo Dias – Parque Ideal. Próximo ao Teatro João Paulo II.
15h – Cypher de Break – Palco do Teatro JPII – Jurados da Federação Piauiense de Break. Medalha para os melhores.
20h – Encerramento da Semana
FONTE: IMPRENSA PMT