Quem atua no ramo de beleza e estética, um dos mercados que mais crescem no País com aumento pelo menos 500% nos últimos cinco anos, sabe que é preciso estar atento as inovações técnicas e ao que a indústria lança a cada momento, estabelecendo conexões próximas com fornecedores para apresentar novidades aos clientes sem que isso pese demasiadamente nos custos do negócio. Para aproximar donas de pequenos estabelecimentos e Microempreendedoras Individuais da zona Norte de Natal desses representantes da indústria cosmética e de especialistas, o Sebrae no Rio Grande do Norte organizou uma caravana para levar 14 empresárias do setor, entre manicures, depiladoras, esteticistas, cabeleireiras e proprietárias de pequenos salões, à 30ª edição da Feira Regional da Beleza, realizada até esta quinta-feira (20), em Fortaleza (CE). O evento é considerado um dos mais importantes para o segmento no Nordeste.
Com apoio do Sebrae, o grupo passou dois dias na capital cearense e teve a oportunidade de ter contato com mais de 150 marcas da indústria nacional e internacional, bem como participar de 35 palestras e mais de 15 capacitações disponibilizadas pela feira. De acordo com o gestor do Projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ítalo Bruno, a ideia central da missão foi também desenvolver as habilidades de compras coletivas desse grupo de empreendedoras, prospectar novos fornecedores e possibilitar network , fazendo com que as empresárias conhecessem novas possibilidades de mercado para aumentar o leque de produtos e serviços ofertados nos negócios.
O grupo faz parte do Empreender, um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB) desenvolvido em parceria com o Sebrae. A iniciativa reúne empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais, onde os empresários discutem problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.
Play Video
Essa dinâmica afeta muito a vida de uma empresa cujos recursos são limitados. Recursos financeiros e recursos humanos. Somada às dificuldades econômicas que vive o país, o problema pode comprometer a sobrevivência das empresas. O núcleo setorial da beleza e estética vem contribuindo para a identificação das dificuldades coletivas, contribuindo para o desenvolvimento de cada negócio. Os empreendedores terão consultorias coletivas que ajudará a desenvolver cada negócio.