A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está destinando R$ 60 milhões para a edificação de um centro de excelência em tecnologia quântica voltado para a indústria, em Salvador. O espaço será estabelecido no Senai Cimatec, uma instituição dedicada ao ensino e pesquisa, integrada ao Campus de Manufatura e Tecnologias. A escolha do Senai Cimatec foi resultado de um processo de seleção promovido pela Embrapii no final do ano passado.
Os recursos provêm do Programa Prioritário IoT – manufatura 4.0, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). O acordo com o Senai Cimatec terá uma vigência de 42 meses e viabilizará pesquisas para posicionar o Brasil no cenário internacional das tecnologias quânticas, que prometem superar desafios como o processamento de dados em alta capacidade e velocidade, além da resolução de cálculos complexos.
Dada a sua natureza disruptiva, essa área tem sido alvo de investimentos vultosos em universidades e empresas no exterior. Suas aplicações englobam desde o desenvolvimento de novas fontes de energia limpa até o monitoramento das mudanças climáticas globais, passando pelo desenvolvimento de vacinas inovadoras e a segurança na transmissão de dados.
As atividades planejadas para o centro incluem a formação e capacitação de profissionais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a criação de uma associação de empresas no formato de adesão e o estabelecimento de um ambiente de inovação aberta para o desenvolvimento de startups.
LEIA TAMBEM:
– Nordeste vai ganhar o primeiro hotel seis estrelas
– 2023 ainda terá mais três feriados, sendo dois feriadões
– Estado do Nordeste terá projeto de Hidrogênio Verde mais ambicioso do mundo
– Ceará é o segundo estado que mais exporta calçados no Brasil
A Embrapii lançou outras chamadas públicas para a criação de centros focados em soluções inovadoras alinhadas com as tendências futuras da indústria. Até o momento, sete desses espaços já foram anunciados, e um deles, na área de Segurança Cibernética, está em processo de chamamento. O investimento total é de R$ 463 milhões.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.