Desenvolvido através de programa do Sebrae, roteiro incentiva o turismo de experiência e contribui para a geração de oportunidades na região
Você está familiarizado com a proposta do turismo de experiência?
Este setor em crescimento oferece uma abordagem inovadora para vivenciar a atividade turística. Ao mesmo tempo, promove uma interação mais próxima e autêntica com o destino visitado. A princípio, objetivo é proporcionar experiências e aprendizados significativos e memoráveis. A Rota do Couro, uma iniciativa do Sebrae/PB com o respaldo da prefeitura municipal e outros colaboradores, personifica essa abordagem, mergulhando os turistas na rica história e cultura do município de Cabaceiras, localizado no cariri paraibano.
Este roteiro turístico, atualmente em processo de implantação, oferece aos visitantes uma série de atividades que evidenciam por que Cabaceiras é reconhecida nacionalmente pela sua destacada produção de artesanato em couro. A rota compreende desde visitas aos curtumes, onde o couro é recebido e submetido ao processo inicial de tratamento, até as lojas e ateliês que comercializam uma ampla variedade de artesanato produzido a partir dessa matéria-prima.
LEIA TAMBÉM
– Cidade do Nordeste entra no ranking das mais ricas do Brasil
– “Ao infinito e além!” Nordeste retoma protagonismo aeroespacial
– Queda de meteoro ilumina o céu de região do Nordeste
Conforme informado pelo Sebrae, a Rota do Couro engloba também as fabriquetas e oficinas responsáveis pela produção de sapatos, bolsas e outros produtos, incluindo a ‘Oficina de Saberes’, que transmite essa arte centenária a jovens aprendizes no município. Em cada um desses locais, os turistas têm a oportunidade não apenas de observar e interagir com os processos de fabricação, mas também de conhecer a história e as personalidades por trás de cada empreendimento.
O itinerário turístico inclui aproximadamente 20 empreendimentos. Ao mesmo tempo abrange não apenas a cadeia produtiva do couro, mas também oferecendo opções de hospedagem e experiências gastronômicas locais. Os turistas podem optar por explorar o roteiro no distrito da Ribeira. Lá, se concentra a maior parte da produção. Em um único dia, ou seguir o roteiro de dois dias, visitando pontos de interesse nas áreas urbana e rural de Cabaceiras.
LEIA TAMBÉM:
– Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
– Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
– Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano
Outras informações sobre a Rota do Couro estão disponíveis em https://cabaceiras.pb.gov.br/turismo. Regina Amorim, gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, destaca a relevância da criação de roteiros como esse para estimular a atividade turística no interior do estado. Dessa forma, proporciona ao público novas maneiras enriquecedoras de vivenciá-la.
“A colaboração e a simplicidade são fundamentais para as empresas que desejam priorizar engajamento. Construir uma cultura saudável, estimular a inovação e obter resultados sustentáveis. É assim que o curtume de Cabaceiras, com todos os artesãos e empresários que produzem peças em couro. Ele tem se desenvolvido e ampliado mercado. Logo, a Rota do Couro será um novo caminho para inspirar e surpreender os turistas e os amantes da cultura e das experiências autênticas desse lugar”, explicou a gestora.