O Nordeste Está Aqui!

InícioDestaquesRestaurantes de Aracaju recebem Selo Sanitário que atesta boas práticas no cumprimento...

Restaurantes de Aracaju recebem Selo Sanitário que atesta boas práticas no cumprimento dos protocolos de Saúde contra à Covid-19

O Selo visa facilitar a recuperação mais rápida do setor produtivo sergipano, e principalmente dos empregos, uma vez que confere maior segurança para clientes e funcionários dos estabelecimentos na fase de retomada das atividades.

a força-tarefa do Governo do Estado, responsável pela fiscalização do cumprimento das normas de enfrentamento ao novo coronavírus, realizou uma ação educativa e para entrega do Selo Sanitário de Combate à Covid-19 em restaurantes da Orla de Atalaia e arredores, em Aracaju. A ação faz parte das medidas para o retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos do setor de alimentação.

- Continua depois da publicidade -

O Selo Sanitário de Combate à Covid-19 para estabelecimentos comerciais, indústrias e prestadores de serviços é uma iniciativa do Governo e Sergipe para incentivar o cumprimento de medidas seguras de prevenção ao novo coronavírus e reconhecer estabelecimentos liberados a funcionar e que cumprem os protocolos de higiene contra a Covid-19. A certificação visa facilitar a recuperação mais rápida do setor produtivo sergipano, e principalmente dos empregos, uma vez que confere maior segurança para clientes e funcionários dos estabelecimentos na fase de retomada das atividades.

Para o empresário Gilson Dias, proprietário de um dos restaurantes que recebeu o Selo nesta sexta-feira, a iniciativa é um estímulo para que o público se sinta mais seguro para voltar a frequentar os estabelecimentos. “Fico feliz por receber esse Selo, mostra que o Governo está trabalhando, nos orientando, passando para a gente que estamos aptos a trabalhar e atender ao nosso público, que está todo mundo aqui em parceria para fazer o melhor para atender nossos clientes e preservar a saúde de todos, inclusive da nossa equipe. Esse trabalho de controlar a chegada dos clientes para não aglomerar e de orientar, a gente sempre faz, porque a prioridade é dar segurança para quem vir aqui. Aos poucos o público está voltando e espero que isso [a pandemia], em breve, se Deus quiser, passe, para que nós tiremos essa máscara para sorrir para todo mundo”, disse o empresário.

Dentre as normas verificadas pela equipe destacam-se o distanciamento entre as pessoas, de 1,5 a 2 m; distanciamento entre as mesas; controle do número de pessoas em cada estabelecimento; disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos e o uso obrigatório das máscaras.

“Verificamos como se encontra o recinto, se não há nenhuma anormalidade e orientamos quando são necessárias pequenas mudanças. Se estiver tudo certo, colocamos o Selo em um lugar visível para mostrar ao cidadão que a Vigilância Sanitária e o Governo do Estado está incentivando o estabelecimento a continuar atendendo bem à clientela. Se você chega no restaurante e encontra um Selo desse, logicamente você sabe que ali dentro tem um trabalho organizado e que passou pelo crivo das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do município e do Procon”, explicou o coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ávio Britto.

O maitre Gerry Coutinho destacou o caráter educativo da fiscalização. “É importantíssimo porque, primeiramente, a gente está lidando com vidas. A gente tem que se preocupar com a vida dos outros e com a da gente. Acho também mostra para sociedade que quando chegar ao estabelecimento e ver o Selo, é porque o espaço está adequado a receber o público. Também mostra que há a parceria com o Governo do Estado que, realmente, estar se preocupando de verificar se os locais estão se adequando ao novo modo de negócio do Brasil”, colocou o profissional de um dos restaurantes da Orla de Atalaia.

Força Tarefa

A força-tarefa é formada por membros da Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais.

O Fiscal da Vigilância Sanitária do Município de Aracaju, Augusto Mendonça, enfatizou a importância da parceria entre os órgãos do Estado e da Prefeitura. “Essa parceria está dando certo e estamos nessa meta para que essa situação melhore”, pontuou.

Segundo Ávio Britto, caso o consumidor constante alguma regularidade em estabelecimentos frequentados, pode denunciar através da ouvidoria do Estado ou do município. “Assim como ocorre com as licenças sanitárias, se a Vigilância voltar por qualquer problema de denúncia e verificar qualquer eSEstrutura errada, o estabelecimento pode perder o Selo”.

FONTE: SECOM SE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...