Em 2023, o setor de franquias no Brasil alcançou um faturamento de R$ 240,6 bilhões, representando um crescimento nominal de 13,8% em relação ao ano anterior. Esse avanço é ainda mais impressionante quando comparado aos números de 2019, antes da pandemia, mostrando um aumento de 28,9%. Esses dados são fornecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Nesse cenário, surgiu há três anos no Maranhão a Bengô Açaí, uma rede de franquias autenticamente maranhense
O nome da empresa traz um significado poderoso: “vá e faça o bem”, onde “go” simboliza a ação de seguir em frente e “bem” representa o propósito de fazer o bem.
Rodrigo Cardoso, o CEO da Bengô Açaí, trabalhava há seis anos como vendedor na loja de departamentos Nosso Lar, em Araguaína, Tocantins. Apesar das adversidades e desafios, o sonho de empreender parecia distante. No entanto, em um ato de coragem em 2015, ele decidiu mudar o rumo de sua vida profissional e pediu demissão de seu emprego CLT. Com os R$ 10 mil da rescisão, embarcou com sua esposa em uma ousada aventura pelo Maranhão, determinado a encontrar o local ideal para abrir sua primeira loja de açaí.
Após passar por cidades como Grajaú, Santa Inês e Bacabal, encontrou em Bacabal o ponto perfeito para concretizar seu sonho. O sucesso veio rapidamente e, em apenas três anos, já possuía três lojas próprias. Contudo, sua visão empreendedora não se contentava com isso. Sentindo a necessidade de personalizar os produtos, Rodrigo Cardoso decidiu ir além e fundou sua própria fábrica, a Romax, hoje conhecida por produzir o melhor açaí do Brasil.
Mas a busca pela excelência não parou por aí. Insatisfeito com a padronização e as cores, Rodrigo lançou, em 2023, sua própria marca de açaí, a Bengô Açaí.
“Hoje, passa um filme na minha cabeça de como tudo começou. Transformei o que poderia ser o fim para algumas pessoas (a relação com a iniciativa privada) no meu recomeço, com muita fé e determinação. Desistir nunca foi uma opção, era vencer ou vencer. Sempre digo ao meu time que agora estamos na pista de decolagem, ligando as turbinas do nosso ‘avião’ para decolarmos”, conta o CEO da Bengô Açaí.
LEIA TAMBÉM:
– Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
– Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
– Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
– Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste
Expansão e faturamento recorde
Em menos de um ano, a marca já comemora a venda de 60 lojas franqueadas, estrategicamente distribuídas por seis estados brasileiros: Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Pará e Piauí. Com um grande projeto de expansão em andamento, a marca agora mira os estados da Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Norte. Com projeções bem delineadas, a Bengô Açaí pretende encerrar o ano de 2024 com 100 lojas em operação, consolidando-se como uma potência nacional no segmento de alimentos e bebidas.
“O lançamento da Bengô, em maio de 2023, trouxe uma nova dinâmica ao nosso negócio. Em apenas alguns meses de operação, já franqueamos 60 lojas, um indicativo do sucesso e da demanda por nossa marca. No ano passado, com 25 lojas vendidas, atingimos um faturamento impressionante de R$ 31 milhões, demonstrando o potencial e a solidez de nosso grupo no mercado”, afirma Rodrigo Cardoso.