Festival da Prefeitura do Recife oferece mais de 170 horas de atividades esportivas em janeiro
O verão no Recife ganhou um novo impulso com a realização do Recife Pé na Areia, festival gratuito promovido pela Prefeitura do Recife que ocupa a orla de Boa Viagem, nas imediações do Pina, com uma programação intensa voltada ao esporte, cultura e lazer. A iniciativa segue até o dia 25 de janeiro e nasce com a proposta de integrar o calendário oficial de eventos da cidade.
Idealizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto transforma a praia em um grande espaço público de convivência, incentivando a prática esportiva e o uso democrático da orla tanto por moradores quanto por turistas que visitam a capital pernambucana durante a alta estação.
Esporte como protagonista do verão recifense
Com atividades esportivas diárias, das 7h às 19h — e horários ampliados em alguns dias —, o Recife Pé na Areia se consolida como uma verdadeira arena de verão. O público pode participar gratuitamente de modalidades como:
- Vôlei de praia
- Futevôlei
- Beach tênis
- Futebol de areia
- Frescobol e altinha
- Slackline
- Parede de escalada
- Funcional na areia
- Yoga e alongamento
- Aulões de frevo
Em visita ao espaço nesta sexta-feira (9), o prefeito João Campos destacou o caráter aberto e acessível do evento, reforçando o incentivo à prática esportiva ao ar livre.
“O Recife Pé na Areia é uma arena de verão gratuita e democrática. O espaço reúne esporte, cultura e lazer, com atividades abertas para moradores e turistas aproveitarem o verão do Recife”, afirmou o prefeito.
O secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa para a promoção da saúde e da qualidade de vida.
“A Secretaria de Esportes vai ocupar a praia com ativações esportivas, incentivando a prática de atividades físicas e promovendo mais esporte, cidadania e bem-estar para a população”, disse.

Programação cultural e lazer para todas as idades
Além do esporte, o festival aposta em uma programação cultural diversificada, com cinema na areia, teatro, circo, apresentações musicais e shows ao vivo, sempre com acesso gratuito. Para o público infantil, há uma área dedicada à recreação, com jogos e brincadeiras diárias.
No primeiro fim de semana, o destaque fica por conta dos shows de Raphaela Santos, Michele Andrade e Cíntia Barros, no sábado (10), e do lual com Kid Camaleão, no domingo (11). Dessa maneira, a programação segue nos fins de semana seguintes com nomes como Clara Sobral, Sheldon, Orquestra de Bolso e encerra no dia 25 com o lual da banda Dunas do Barato.
Saúde, cidadania e inclusão social
O Recife Pé na Areia também conta com a atuação integrada de diversas secretarias municipais. A Secretaria de Saúde oferece ações de promoção e prevenção, incluindo vacinação, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, saúde bucal, práticas integrativas e distribuição de preservativos.
Já a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude desenvolve ações voltadas à proteção de crianças, pessoas idosas, jovens e pessoas com deficiência.
Um dos destaques é o sistema de pulseiras de identificação com QR Code para crianças, facilitando a localização em caso de desencontro, além de atividades inclusivas como o vôlei sentado, que será realizado no dia 18.
LEIA TAMBÉM
- Deseja morar em Pernambuco? Existem 1,2 mil vagas em seleções e concursos no estado
- Trump está de olho em Fernando de Noronha? entenda
- Queridinha do Nordeste entra na lista de tendências do Airbnb para 2026
Horários de funcionamento do Recife Pé na Areia
- Segunda a quinta-feira: 7h às 10h e 14h às 19h
- Sexta-feira: 7h às 10h e 14h às 21h (cinema na areia das 18h às 20h)
- Sábado: 7h às 21h (shows ao vivo das 18h às 22h)
- Domingo: 7h às 19h
Portanto, com foco no esporte, lazer e ocupação qualificada da orla, o Recife Pé na Areia reforça o papel de Boa Viagem como um dos principais espaços públicos de convivência do Nordeste durante o verão.


