Iniciativa, que foi lançada pelo Prefeito João Campos nesta quinta-feira (10), irá motivar os participantes na aprendizagem de uma nova língua e fortalecer a educação do Recife. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido são os países parceiros
A administração municipal do Recife apresentou uma nova iniciativa para fortalecer a educação na cidade. Na tarde de ontem, quinta-feira (10), o prefeito João Campos lançou, no Compaz Eduardo Campos, o programa “Recife no Mundo”. Esse projeto pioneiro oferecerá cursos de língua inglesa vinculados a programas de intercâmbio para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. O Recife será a primeira cidade no Brasil a oferecer o modelo de intercâmbio chamado de “summer camp”, que aproveita as férias para aprimorar habilidades linguísticas. O programa é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e aos professores. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (11) através do Conecta Recife ou do site https://educ.rec.br/recifenomundo.
“Estamos testemunhando um marco histórico no nosso país, onde uma cidade está lançando um programa de intercâmbio voltado para jovens do Ensino Fundamental e Anos Finais. O ‘Recife no Mundo’ permitirá que 100 jovens estudantes de escolas públicas da cidade tenham a oportunidade de estudar no exterior, totalmente financiado pela Prefeitura do Recife. Proporcionamos um curso abrangente em uma segunda língua para mais de 25% dos jovens da nossa rede. Com isso, tornamos possíveis oportunidades que eram anteriormente vistas como inalcançáveis, por meio de políticas públicas sólidas e bem estruturadas”, comentou o prefeito. Ele ainda acrescentou: “As passagens, acomodações, taxas universitárias e despesas serão todas custeadas. Além disso, estamos introduzindo uma modalidade para professores de Letras que terão a chance de passar um período em lugares como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.”
Esse programa oferecerá a estudantes e educadores da rede pública municipal cursos de língua inglesa gratuitos e a oportunidade de participar de um intercâmbio internacional. Isso atende à necessidade de aprimorar as habilidades de comunicação em língua estrangeira, além de promover a imersão em outras culturas e abrir novas possibilidades de comunicação. O estímulo ao aprendizado de idiomas estrangeiros e a contribuição para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes e professores da rede municipal do Recife são objetivos essenciais desse projeto.
O programa expandirá o aprendizado do inglês na rede pública municipal, ao mesmo tempo em que criará novas perspectivas sociais e culturais, ampliando os horizontes dos estudantes. O programa também inclui os professores, que terão acesso a cursos de língua inglesa e a oportunidade de participar de intercâmbios, assim como os estudantes. Os adolescentes poderão passar um mês no exterior sob supervisão.
LEIA TAMBÉM:
– AEROPORTO INTERNACIONAL DO RECIFE bate recorde de movimentação
– Ranking elege as cidades do Nordeste com mais qualidade de vida
– Cidade bola da vez no turismo do Nordeste, com destaque na revista de bordo da Azul Linhas Aéreas
“Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de línguas estrangeiras tornou-se obrigatório a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Aprender um novo idioma e ter a chance de praticá-lo em outros países permite que os indivíduos participem do mundo através de interações sociais.”
O projeto envolverá estudantes dos Anos Finais (8º e 9º ano) e professores com Licenciatura em Letras (língua inglesa), incluindo docentes que estão em sala de aula ou ocupam cargos de gestão. Canadá, Estados Unidos e Inglaterra são os destinos já confirmados para o intercâmbio. Os cursos estarão disponíveis para 1.000 estudantes e 50 professores. Para o intercâmbio internacional, serão selecionados, dentre os participantes dos cursos de língua, 100 estudantes e 10 professores.
Os cursos de língua inglesa para os estudantes serão ministrados presencialmente, com a disponibilização de material didático, incluindo áudio e vídeo para estudo prévio antes das avaliações. As aulas acontecerão fora do horário regular das atividades curriculares, quatro vezes por semana. O único requisito é estar matriculado no 8º ano de qualquer escola municipal do Recife.
Para os professores, o curso será uma combinação de aulas presenciais e online, totalizando 3 horas e 30 minutos de atividades semanais, ministradas em dois polos na Zona Norte e Sul da cidade. Os pré-requisitos para participar incluem possuir Licenciatura em Letras, estar a pelo menos dois anos da aposentadoria após o término do programa e não solicitar licença, transferência ou exoneração por um período de dois anos após o fim do intercâmbio.
A viagem a países de língua inglesa complementará todo o aprendizado obtido durante o curso de língua inglesa. O objetivo é praticar com falantes nativos o que foi aprendido em sala de aula, além de promover interações interpessoais, trocas de experiências, conhecimento de novas culturas e o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam o âmbito acadêmico. Ao retornar para o Brasil, os estudantes e profissionais da educação terão adquirido novas vivências, independência e consciência cultural, social e global.