Cidade ampliou rede de acolhimento às mulheres em 600% nos últimos quatro anos. Campanhas visam veicular informações de onde a população feminina pode ser acolhida
O Recife foi escolhido como a primeira cidade do Nordeste e terceira no país a participar da 4ª edição da campanha internacional “Informar Mulheres, Transformar Vidas”, uma iniciativa do The Carter Center, instituição fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, em parceria com cidades ao redor do mundo. O objetivo da ação é ampliar o acesso das mulheres à informação e aos serviços municipais essenciais. A iniciativa prevê apoio financeiro de até US$ 50 mil (cinquenta mil dólares) para à execução das ações propostas, garantindo maior viabilidade e impacto na implementação local.
A campanha busca ampliar o conhecimento das mulheres sobre seus direitos, serviços disponíveis e oportunidades, para que possam transformar suas próprias vidas, de suas famílias e de toda a sociedade. A escolha de Recife representa o reconhecimento dos avanços da cidade no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. A gestão municipal vem ampliando e qualificando os serviços de acolhimento, proteção, e fortalecimento sociopolítico e financeiro, garantindo que cada vez mais recifenses tenham acesso a direitos e oportunidades.
“A campanha global do Carter Center ‘Informe as Mulheres, Transforme Vidas’ vem se somar ao esforço da Prefeitura do Recife de estar cada vez mais próxima das mulheres, garantindo que elas conheçam os serviços disponíveis, saibam onde buscar ajuda em situações de violência e também tenham acesso às informações sobre as políticas públicas oferecidas, não apenas pela Secretaria da Mulher, mas por toda a gestão. Essa iniciativa vai ampliar a capilaridade das informações essenciais, alcançando mulheres que vivem situações de violência ou que podem apoiar outras mulheres a romperem o ciclo da violência”, destacou a secretária da Mulher Glauce Medeiros.

Por meio da campanha, o Carter Center busca ampliar o alcance de serviços já disponíveis, mas pouco utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade das cidades de desenvolver estratégias de comunicação inovadoras e colaborativas. Com o apoio técnico e financeiro do Carter Center, os municípios envolvidos promovem ações conjuntas entre governo, sociedade civil e iniciativa privada, utilizando desde mídias tradicionais até plataformas digitais, além de intervenções culturais e artísticas.
Com a iniciativa, a Prefeitura do Recife vai intensificar ações para que mais mulheres tenham informações sobre serviços disponíveis, mecanismos de denúncia e oportunidades de inclusão social e produtiva. A ação terá como foco o enfrentamento à violência contra a mulher e vai mobilizar os equipamentos da rede de atendimento à mulher da cidade, como os Centros de Referência da Mulher e outros serviços de apoio, oferecendo informações sobre direitos, serviços de acolhimento e mecanismos de denúncia.
Com a adesão ao programa, Recife se une a outras cidades ao redor do mundo na missão de garantir que informação seja sinônimo de proteção, autonomia e oportunidades para todas as mulheres. A 4ª edição da campanha Inform Women, Transform Lives reúne 13 cidades de 5 continentes, formando uma rede global com potencial de impacto para mais de 51 milhões de pessoas. No Brasil, apenas Rio de Janeiro e São Paulo já participaram da ação.

REDE DE ACOLHIMENTO – O Recife conta com uma rede estruturada para atender mulheres em situação de violência, com equipes multidisciplinares formadas por assistentes sociais, advogadas, psicólogas, arte educadoras e educadoras sociais.
No bairro de Santo Amaro, a Secretaria da Mulher do Recife conta com o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona 24 horas por dia, e o Serviço Especializado e Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, em Areias, que funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h.
A rede também conta com unidades descentralizadas localizadas nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Dom Helder Câmara, Professor Paulo Freire e Atriz Leda Alves, que são responsáveis por oferecer um primeiro contato e acolhimento às mulheres que buscam ajuda.
SOBRE O THE CARTER CENTER – O The Carter Center é uma organização internacional fundada pelo ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, com atuação global nas áreas de paz, democracia, saúde e direitos humanos. Reconhecido por promover iniciativas de justiça social, o Centro tem como um dos eixos prioritários à ampliação do acesso à informação como direito fundamental. Integrada a uma rede global de 48 cidades em cinco continentes, que juntas representam mais de 255 milhões de habitantes, a iniciativa promove a cooperação internacional e a disseminação de boas práticas para ampliar o acesso das mulheres a informações capazes de transformar suas vidas.
A CAMPANHA INFORM WOMEN, TRANSFORM LIVES – A campanha é uma iniciativa global que apoia cidades no fortalecimento do acesso à informação sobre serviços públicos essenciais para mulheres. O foco é a promoção da equidade de gênero, articulando cidadãs e as políticas públicas municipais para mulheres. Especialmente nos eixos de enfrentamento e prevenção da violência doméstica e sexista, saúde educação e cidadania. Além disso, esta iniciativa prevê apoio financeiro de até US$ 50 mil (cinquenta mil dólares) para à execução das ações propostas, garantindo maior viabilidade e impacto na implementação local.
LEIA TAMBÉM