Pernambucano leva “O Matuto”, show inspirado no forró, cordel e cavalo-marinho, à elite do ilusionismo mundial
O ilusionista pernambucano Rapha Santacruz está entre os finalistas do campeonato mundial de mágica. O evento é promovido pela Fédération Internationale des Sociétés Magiques (FISM) — a mais prestigiada entidade do ilusionismo global. A princípio, o feito é ainda mais relevante por ser o primeiro brasileiro a alcançar essa posição desde 1988. Na ocasião, a dupla Vick e Fabrini conquistou reconhecimento internacional.
Com mais de 3 mil artistas participantes de todo o mundo, a edição deste ano do torneio marca um novo capítulo para a mágica brasileira, e coloca o espetáculo “O Matuto” no centro das atenções. A apresentação mistura ilusionismo com elementos das tradições culturais do Nordeste, como forró, literatura de cordel, pífano e o universo dos vaqueiros.
“O Matuto”: mágica com sotaque e identidade nordestina
Diferente dos espetáculos clássicos do ilusionismo, “O Matuto” rompe com o padrão eurocêntrico e aposta em uma linguagem narrativa e regionalizada, trazendo para o palco sons, cores e histórias do interior do Brasil. Com figurino típico e adereços retirados de uma mala de vaqueiro, Rapha funde o universo da mágica com manifestações como o coco, o xaxado, o cavalo-marinho e a música popular nordestina.
O show é resultado de pesquisas aprofundadas em manifestações populares de Pernambuco, e foi estruturado como uma homenagem ao povo nordestino — trazendo emoção, humor e surpresa em cada número apresentado.

LEIA MAIS – Spotify lança documentário inédito sobre o São João de Caruaru; assista
Reconhecimento internacional e trajetória
Rapha Santacruz garantiu sua classificação para o mundial após conquistar o 5º lugar no Campeonato Europeu de Mágica, que ocorreu na Suíça, em 2023. A princípio, é um feito inédito para um artista da América Latina.
Natural de Caruaru (PE), ele tem mais de 23 anos dedicados ao ilusionismo. Além disso, também é ator, professor e palestrante, com seis espetáculos no repertório. Assim, Rapha já se apresentou em países como França, Suíça, Itália, Portugal, Argentina e Chile. Dessa forma, já consolidou sua presença no cenário internacional.
Ver essa foto no Instagram
Ao mesmo tempo, é também o idealizador do Festival Internacional de Mágica (FIM). O evento já contou com cinco edições no Brasil, reunindo nomes consagrados da mágica mundial.
LEIA TAMBÉM
– João Pessoa atrai investidores e redes franqueadoras com crescimento urbano e econômico
– Conheça uma fazenda no Nordeste vendida por R$ 141 milhões
– Lula visita o Ceará e anuncia investimentos na Transnordestina
– Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil
– Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”