Início » Turismo » Ranking revela os aeroportos do Nordeste com mais passageiros

Turismo

Ranking revela os aeroportos do Nordeste com mais passageiros

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou dados da movimentação dos aeroportos em julho e o Nordeste bateu recorde.
Redação, da Agência NE9
27 de agosto de 2025 - às 08:54
Atualizado 27 de agosto de 2025 - às 08:54
3 min de leitura

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou dados da movimentação dos aeroportos em julho. A princípio, os números são recordes históricos para o mês e destaca quais os aeroportos com maior movimentação da região. Com um fluxo impressionante de 3,79 milhões de pessoas cruzando os terminais, elaboramos um ranking de quais os equipamentos mais movimentação no período.

Ranking dos aeroportos: Quem liderou em julho?

Na disputa aeroportuária, alguns terminais se destacaram pelo volume impressionante de passageiros no mês recorde. O ranking de julho foi liderado por:

  1. Recife (PE): 858,9 mil passageiros
  2. Salvador (BA): 709,6 mil passageiros
  3. Fortaleza (CE): 580,9 mil passageiros
  4. Porto Seguro (BA): 279,8 mil passageiros
  5. Maceió (AL): 257,7 mil passageiros

Natal (RN) também apresentou um movimento robusto, com 210,9 mil passageiros. Um destaque especial vai para destinos emergentes, como o aeroporto de Jericoacoara (CE), que movimentou 32 mil pessoas no período. Desse modo, mostra a força de destinos boutique e a interiorização do turismo de qualidade.

Paraíso Turístico: A Força Motriz do Crescimento

A princípio, a explicação para esse fluxo intenso está na incrível diversidade de destinos que a região oferece. A lista de preferências dos turistas nacionais e estrangeiros é um verdadeiro catálogo de belezas naturais e culturais:

  • As praias paradisíacas de Maceió (AL), Natal (RN) e Porto Seguro (BA).
  • Os polos culturais e históricos de Salvador (BA), Recife (PE) e São Luís (MA).
  • Destinos de natureza única, como o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e os Lençóis Maranhenses (MA).

Ao mesmo tempo, essa combinação poderosa de atributos garante um fluxo constante de visitantes durante todo o ano, com um pico significativo no período de férias.

Nordeste é mais do que turismo e tem voos de negócios

Porém, a aviação nordestina não vive apenas de lazer. A malha aérea da região é strategicamente vital para a economia. Cidades como Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) funcionam como importantes hubs de conexão, ligando o Brasil a destinos internacionais.

Além disso, aeroportos de médio porte são cruciais para o desenvolvimento interiorano. Terminais em cidades como Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Vitória da Conquista (BA) fortalecem a integração regional e são essenciais para o transporte de executivos, o escoamento da produção agrícola e o fomento ao comércio e à indústria.

Os números mostram que o Nordeste não para de crescer e se conectar. Seja a trabalho ou a lazer, a região está de portas (e pistas) abertas para o mundo.