O terror do home office, na minha opinião, consiste na dificuldade de se trabalhar em um ambiente que não está, necessariamente, pronto para o trabalho. Lembre-se daquele tempo em que você trabalhou num escritório: se você chegava às 8h, o ar condicionado já estava ligado, o pessoal da limpeza já tinha passado aquele pano no chão, suas canetas e papéis estavam todos no mesmo lugar, a impressora já estava ligada. Era sentar e começar o expediente. Mas, em casa, não, né? Não é assim mesmo.
Ter um espaço de trabalho organizado é fundamental para ser produtivo. Mas, em casa, a gente tem que limpar e organizar tudo – além de responder às interrupções típicas do espaço familiar e, principalmente, quando se é mulher, resistir ao magnetismo terrível do que está fora do lugar a nossa volta. Se tem um talento que eu gostaria de ter desenvolvido é aquele de passar reto diante da bagunça, servir meu café e começar a trabalhar direto, com zero peso na consciência.
Pausa para respirar um pouco de frustração. E vamos pra frente.
Essa conversa só faz sentido, porque a maioria dos negócios femininos começam com operação doméstica: laços, bolos, pães, acessórios. A fruta que a gente começa a vender não está muito longe do pé, não é verdade? Nós buscamos, na nossa rotina e no nosso universo, aquilo que dá para fazer e, então, começamos a operacionalizar tudo.
Mas, se isso é trabalho, querida, comece a dividir a pessoa física da jurídica e coloque essas duas personalidades para trabalharem somente naquilo que devem. A empreendedora precisa cumprir as horas de trabalho com concentração e seriedade, mas isso não vai ser feito sem esforço e também não vai ser sustentável, se os limites da sua outra face não forem respeitados.
Encontre o equilíbrio, leia mais sobre produtividade cíclica, estabeleça horários, deixe coisas por fazer quando chegar a hora de sentar à mesa do seu escritório particular. E, sobretudo, peça ajuda, converse com a família – quanto mais você usar a expressão “estou trabalhando” mais facilmente você estabelecerá limites dentro de casa.
Respire, recomece, siga fazendo o melhor possível todos os dias. O trabalho feito com consistência proporcionará resultados. – @marialiviacunha é jornalista e uma das criadoras da Soé.
Foto: Freepik