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Projeto da Ponte do Futuro avança e define áreas das obras

O projeto da Ponte do Futuro, um dos maiores da história da Paraíba, deu um importante passo com a definição das áreas destinadas à construção do Complexo Rodoviário de acesso ao Porto de Cabedelo. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19), o Governo do Estado declarou de utilidade pública as áreas nos municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Essas áreas serão desapropriadas para a realização das obras, essenciais para conectar o porto à BR-230, melhorando a infraestrutura da região.

Ao mesmo tempo, a desapropriação permitirá o início imediato das obras, que prometem transformar a logística e o tráfego na área metropolitana de João Pessoa, além de gerar até 800 empregos diretos durante a construção. O projeto inclui duas pontes principais, a adequação de rodovias e a construção de um viaduto sobre a linha férrea.

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Como será a Ponte do Futuro?

A obra começará no quilômetro 9,64 da BR-230. Ela tem como objetivo melhorar o acesso ao Porto de Cabedelo, uma área estratégica para o transporte de mercadorias no estado.

A Ponte do Futuro em Números

EspecificaçõesDetalhes
Extensão da 1ª Ponte2 Km
Pistas da 1ª Ponte7,2 m de largura
Pista de Passeio3,3 m
Ciclovia2,5 m
Acostamento2,5 m
Viaduto Sobre Linha Férrea40 m de extensão
Extensão da 2ª Ponte420 m (sobre o Rio da Guia, em Lucena)
Prolongamento da PB-01111,2 Km (de Forte Velho a Lucena)
Adequação da PB-025500 m até o entroncamento com a BR-101

Um Futuro Promissor para a Região

Em suma, com a construção da Ponte do Futuro, espera-se não apenas melhorias significativas na logística e transporte. Mas também impactos econômicos e sociais. A obra deve reduzir congestionamentos, diminuir a poluição e melhorar a segurança no trânsito. Além disso, a conexão mais eficiente com o Porto de Cabedelo poderá atrair investimentos, promovendo o desenvolvimento regional.

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