Mudar de vida, ter uma profissão, boa remuneração e se destacar no mercado de trabalho são metas que fazem parte do planejamento de boa parte da população. Para alguns estudantes de João Pessoa realizar este sonho é possível através do Programa de Apoio Universitário, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Aos 19 anos, João Ruben está no terceiro período de Engenharia Civil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sua motivação inicial foi ter na família várias pessoas atuando na área, porém a possibilidade de construir algo do zero é o que mais lhe agrada na profissão. “Embora todos digam que é uma área complicada, resolvi seguir. É uma questão de construir, levantar algo do nada. Estou bem no início, mas estagiando estou conhecendo mais de perto a realidade do curso”, disse.
Para ele, o Programa de Auxílio Universitário foi fundamental para se dedicar ao curso. “Todos sabemos da dificuldade de estudar, de se manter, ganhar um salário, correr atrás de um sonho que é um dia ter uma qualidade de vida melhor, trabalhar em algo legal, que você se dedicou. Então com certeza o Apoio Universitário proporciona isso, uma perspectiva a mais, para se manter firme na meta de concluir o curso e com ele a gente fica mais feliz, porque foca mais nos estudos, sem se preocupar com o financeiro”.
Jessica Ellen, estudante do curso de Enfermagem, em uma instituição privada, soube do programa pelas redes sociais da Prefeitura de João Pessoa. “Com certeza a bolsa universitária me ajudou em diversas maneiras na minha trajetória como na emissão de documentações, trabalhos e todo materiais escolar para a faculdade, além do pagamento das mensalidades, passagens de ônibus, lanche”. A jovem está no quarto período do curso. “Me identifiquei com o curso, pois significa pra mim a arte de cuidar. Eu escolhi fazer a diferença na vida de alguém”, destacou.
Já Robson Coelho, de 22 anos, concluinte do curso de Direito, reforça que o apoio da Prefeitura, por meio do Programa, foi fundamental para realizar o sonho de estudar. “Com toda certeza, ajudou bastante em minha vida acadêmica e também na minha vida pessoal, pois veio em um momento onde estávamos em restrição devido a pandemia. Hoje, no final do curso, argumentar, defender e reconhecer os meus direitos e deveres como cidadão é essencial e foi graças a oportunidade de estudar. Então o Auxílio ajudou não só a mim, mas também a minha família”, detalhou.
Ele é morador do bairro Jardim Veneza e teve conhecimento do Programa de Auxilio Universitário através da vizinha. “Fiquei sabendo através da minha vizinha, que ouviu falar sobre o auxílio social e reportou a mim, deste então, fiquei bastante interessado. O processo foi bem tranquilo, corri atrás dos documentos necessários e fui atendido da melhor forma possível”.
“Esse programa nos traz um retorno bastante positivo, porque contribui na prática para a mudança de vida de inúmeros jovens. O acesso a unidades de ensino superior, se bem aproveitado, possibilita ao estudante desenvolver suas habilidades e as competências necessárias para se tornar um bom profissional e realizar o sonho de uma vida melhor com um bom trabalho e uma remuneração satisfatória”, disse Dorgival Vilar, secretário de Desenvolvimento Social da Capital.
Programa – O Programa de Apoio Universitário atende a alunos de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior, pública ou privada. O estudante deve residir em João Pessoa, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estar em situação de vulnerabilidade social, necessitando de uma condição mínima para dar prosseguimento aos estudos.
FONTE: IMPRENSA PMJP