O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaProdução de Hidrogênio Verde demandará nova infraestrutura no Nordeste

Produção de Hidrogênio Verde demandará nova infraestrutura no Nordeste

O potencial do Nordeste na produção de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro, foi tema central das discussões bilaterais entre representantes da Sudene e do Consórcio Nordeste, juntamente com investidores, durante o World Hydrogen Summit & Exhibition nesta segunda-feira (13).

- Continua depois da publicidade -

Discussões Bilaterais no World Hydrogen Summit & Exhibition

  • Durante o evento, enfatizou-se a importância da infraestrutura logística para impulsionar a cadeia de valor na região, destacando a necessidade de construção e requalificação de gasodutos e da malha ferroviária para distribuir a produção e explorar as potencialidades locais.
  • A produção de hidrogênio verde requer a combinação de fontes de energia limpa, como eólica e solar, das quais o Nordeste é um líder. A região responde atualmente por 80% da energia renovável do Brasil, com um vasto potencial de expansão.
  • Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o Brasil, especialmente o Nordeste, é visto como o futuro da transição energética global. Ele ressaltou a importância de estar preparado para aproveitar as oportunidades de investimento e aumentar a competitividade regional.
  • Em relação à infraestrutura, foram destacados os projetos em andamento, incluindo a construção da Transnordestina e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que contribuirão significativamente para escoar a produção de hidrogênio e seus derivados, como a amônia.
  • Além disso, o Nordeste possui uma ampla malha de gasodutos ao longo do litoral, mas é necessário expandir essa infraestrutura para o interior, conforme demanda do setor privado, juntamente com mais de 30 aeroportos regionais.
  • A missão internacional da Sudene e do Consórcio Nordeste no World Hydrogen Summit é parte de uma iniciativa mais ampla, incluindo encontros com representantes da Comissão da União Europeia, para debater questões ambientais relevantes para a região e o Brasil.

LEIA TAMBEM:
Fortaleza recebe evento que visa impulsionar o comércio eletrônico na região
Estados do Nordeste vivem diminuição dos casos de dengue
Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP

Sobre o Hidrogênio verde

O hidrogênio de baixo carbono aparece como uma das soluções tecnológicas consideradas nos cenários de neutralidade de carbono até 2050 propostos para o Brasil, sinalizando algumas oportunidades para a criação de demanda doméstica para o seu uso como vetor energético. É também tem sido visto como uma solução relevante para a descarbonização da indústria, nos setores hard-to-abate (aqueles que resistem à descarbonização). No Brasil, os segmentos de metalurgia e cimento foram responsáveis por 52% das emissões de GEE do setor industrial brasileiro.

LEIA TAMBÉM:
Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP
Capital no Nordeste dá exemplo e só terá sacolas recicláveis
Nordeste mira crescimento inclusivo para beneficiar todo

É obtido por meio da eletrólise da água, utilizando energia limpa e renovável, sem emissões de CO2. Esse processo separa hidrogênio e oxigênio da água através de corrente elétrica, exigindo fontes limpas como solar, hídrica ou eólica. Pode ser usado para armazenar energia renovável em períodos de alta produção e baixa demanda elétrica, além de contar com uma alta demanda do mercado externo, especialmente da Europa

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Circuito Mundial de Beach Tennis está acontecendo no Nordeste

Pela primeira vez, Sergipe se torna palco da etapa BT100 do Circuito Mundial de Beach Tennis, consolidando sua posição como um novo destino de...