O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrimeira máquina colheitadeira de palma do Brasil será lançada em Campina Grande

Primeira máquina colheitadeira de palma do Brasil será lançada em Campina Grande

Primeira máquina colheitadeira de palma do Brasil será lançada em Campina Grande

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá lançar o protótipo de uma máquina colheitadeira de Palma no dia 29 de setembro durante a programação do 10º Congresso Internacional de Palma e 3º Agropec Semiárido, na Fazenda Riacho do Navio, em Campina Grande (PB).

- Continua depois da publicidade -

A máquina foi desenvolvida pela indústria Laboremus a partir de uma a demanda da CNA, sob coordenação do presidente da Faepa, Mário Borba, para inovar e mecanizar o processo de colheita da raquete de palma. O equipamento é inédito no Brasil.

A palma forrageira é uma planta de alto valor nutritivo e utilizada como alternativa na alimentação de animais no Nordeste. Essa produção contribui para o desenvolvimento da pecuária no semiárido brasileiro.

A mecanização da colheita ampliará a produção da palma no Brasil. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste concentra 98,8% da produção brasileira.

A CNA investiu R$ 150 mil para o desenvolvimento da pesquisa e do protótipo em um período de dois anos.

Especificações – O equipamento funcionará acoplado ao trator. A palma será transportada por uma esteira até o carroção ou direto ao vagão forrageiro, que fará a trituração do produto e pode ir direto para os cochos de alimentação dos animais. Isso otimizará o processo produtivo.

O peso aproximado da colheitadeira é de 2000 kg. A produção estimada em testes na Fazenda Riacho do Navio em plantio de fileira simples foi entre 50 toneladas a 100 toneladas por hora.

Já na Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB), a colheita de plantio em fileira dupla ficou entre 100 e 200 toneladas por hora.
De acordo com a indústria, a previsão é que o equipamento esteja disponível para comercialização no primeiro semestre de 2023. O custo ao produtor deverá ter valor de colheitadeiras de mercado entre uma e duas linhas.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...