Início » Política » Presidente da Petrobras mira exemplo do Nordeste para investir em energia renovável

Política

Presidente da Petrobras mira exemplo do Nordeste para investir em energia renovável

As energias renováveis têm, cada vez mais chamado atenção pela economia e sustentabilidade. E a região Nordeste tem se destacado nesse setor pelo sol e ventos que existem por aqui. E vivenciando a expansão nessa ...
Redação, da Agência NE9
31 de janeiro de 2023 - às 09:27
Atualizado 31 de janeiro de 2023 - às 09:27
2 min de leitura

As energias renováveis têm, cada vez mais chamado atenção pela economia e sustentabilidade. E a região Nordeste tem se destacado nesse setor pelo sol e ventos que existem por aqui. E vivenciando a expansão nessa área que ocorre dia após dia em estados como o Rio Grande do Norte que o novo presidente da Petrobras quer criar uma Diretoria de Energia Renováveis. A declaração do gestor ocorreu durante evento do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) no Rio de Janeiro na última segunda-feira (30).

Jean Paul Prates participou de perto desse momento da expansão das energias renováveis. O ex-senador potiguar fez diversos discursos no Senado celebrando a quebra seguida de recordes da energia eólica do estado potiguar. Além disso, sempre foi um defensor da transição energética e quer aproveitar esse novo momento do Brasil para colocar a Petrobras no mapa da sustentabilidade.

“O que viabilizou as fontes renováveis no Rio Grande do Norte foi exatamente a evolução tecnológica. Lembro do que se dizia de energia eólica, por exemplo, 30 anos atrás, que era inviável, porque era coisa de maluco, que era caro demais. E o que aproximou isso nos leilões e na competitividade para ganhar hoje da biomassa, ganhar do gás natural, ganhar de todo mundo e já ser a segunda fonte mais importante do Brasil, disputando agora com a solar, em 2º e 3º? É exatamente a evolução tecnológica, exatamente as inovações”, frisou.

E arrematou: “E é pra isso que trabalharemos para que a Petrobras siga sua jornada na indústria de petróleo e gás, mas também trilhe novos caminhos perseguindo a descarbonização, acelerando a diversificação rentável e a transição energética justa”, resumiu.