Prefeitura no Nordeste realiza plantio de 1 mil coqueiros na orla; saiba mais

orla de João Pessoa terá novos coqueiros
orla de João Pessoa Foto: Kleide Teixeira

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa realizou o plantio de mais de mil mudas de coqueiros ao longo dos 24 quilômetros da orla desde o ano de 2021. Entre Gramame e Bessa, estima-se que haja cerca de cinco mil coqueiros, todos monitorados pelos engenheiros agrônomos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam.

Além do acompanhamento, a equipe da Semam é responsável tanto pelo plantio quanto, quando necessário, pela remoção e transplante das árvores. Embora as maiores concentrações de coqueiros estejam nas praias do Cabo Branco e Tambaú, é possível encontrá-los ao longo de toda a orla.

O engenheiro agrônomo chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Martinho Queiroga, ressalta a importância dos coqueiros, que além de fornecerem sombra, frutos e palhas para artesanato, desempenham um papel crucial na preservação da faixa de areia, atuando como estabilizadores de dunas e evitando a dispersão de areia nas ruas e avenidas da orla.

LEIA TAMBÉM:

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

O plantio dos coqueiros é realizado de forma periódica pelos técnicos da Semam, que utilizam mudas com uma altura média de um metro e meio a um metro e oitenta. Essas árvores começam a produzir frutos entre três e cinco anos após o plantio. A manutenção, por sua vez, fica a cargo dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que retiram palhas secas e frutos para evitar possíveis acidentes envolvendo pedestres e veículos.

A população de João Pessoa pode solicitar serviços de plantio urbano e poda através do telefone (83) 3213 7018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. Após o download do aplicativo, basta acessar a aba “Serviços”, buscar por autorização arbórea e preencher a solicitação, fornecendo dados de contato e anexando uma foto do local.