Pilar do planejamento da gestão cultural da Prefeitura de Aracaju e pleito antigo da classe artística, o I Festival de Artes Cênicas já é uma realidade na capital sergipana. O projeto estreia a partir das 15h30 desta quinta-feira, 16, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, promovendo dezenas de apresentações teatrais, circenses, de dança e musicais em uma programação que se estende ao longo do fim de semana.
O Festival de Artes Cênicas ganha vida em um momento importante para a cultura aracajuana, de retomada das atividades presenciais. Planejado para ser realizado até a segunda semana do mês de outubro, o Festival compõe a extensa programação cultural preparada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), intitulada de Maratona Cultural, garantindo um calendário de atividades até o final do ano.
Entusiasta do projeto, o presidente da Funcaju, Luciano Correia, destaca o nascimento de um novo pilar do calendário cultural de Aracaju. “Depois da pandemia e dos vários projetos que estamos entregando nas diversas áreas, agora é a vez das artes cênicas, que chegam não com eventos isolados, mas com um verdadeiro festival, com muito teatro, dança, circo e outras linguagens. Seja nos espetáculos, oficinas, exposições ou pesquisas, os projetos mostram uma vitalidade muito grande deste setor artístico e também uma oportunidade para divulgar esses trabalhos junto ao público, da forma mais democrática”, pontua.
O Festival de Artes Cênicas reunirá mais de 80 apresentações artísticas, a maior parte delas em palco aberto na praça General Valadão. O Teatro João Costa, dentro do Centro Cultural de Aracaju, também receberá parte dos espetáculos. A programação do Festival também inclui a estreia da Feira da Alfândega de Aracaju, mais um projeto inédito para reunir expositores, colecionadores e amadores de antiguidades.
A primeira parte da programação será executada já nesta semana, entre os dias 16 e 18. Durante todos os dias de evento, após as apresentações de cunho teatral, haverá shows ao vivo na General Valadão. Todos os artistas envolvidos na programação foram contemplados em editais executados pela Funcaju, com recursos da Lei Aldir Blanc.
Em todos os eventos, será exigido o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia da covid-19, como distanciamento social, uso de máscara facial e higienização das mãos com álcool em gel, através de totens espalhados pelo Centro Cultural.
A programação semanal pode ser acompanhada pelas redes sociais da Funcaju e também no site www.maratonaculturalaju.com.br.
Confira a programação desta semana:
Centro Cultural de Aracaju – Festival de Artes Cênicas de Aracaju
Quinta-feira, 16
15h30 – Circo – Redes Colaborativas – Juliana Batistelli
17h – Teatro – História das danças populares de Sergipe – Cecé Vieira
18h – Dança – Orientalismo – A Arte da Dança do Ventre – Flávia Kahyna
19h – Teatro – De canoa e de rede – Rodrigo Vieira
20h – Música – Banda Téssera – Bruno Kelverneck
Sexta-feira, 17
15h30 – Circo – Redes Colaborativas – Juliana Batistelli
18h – Teatro – Os Cavaleiros da Triste Figura – Boca de Cena
19h – Teatro – Piedade, a seu dispô – Dicuri Produções
20h – Música – Banda Os Faranis
Feira da Alfândega e Encontro Cultural de Sebos
Sábado, 18
10h às 21h – Expositores de antiguidades;
14h – Música – Dj Grau
15h30 – Oficina circense – Rede Colaborativas – Juliana Batistelli
16h – Teatro – Retirantes Reseiros – Cia. de Artes Mafuá
17h – Teatro – Apresentação de espetáculo Vai dar cacho na cabeça do bebê,
mainha? Cícero Produções
18h – Circo – Encontro e Reencontro – Cia os Tripulantes
19h – Música – Carla Costa
FONTE: IMPRENSA PMA