O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura de Natal amplia atendimento virtual ao cidadão

Prefeitura de Natal amplia atendimento virtual ao cidadão

Prefeitura de Natal amplia atendimento virtual ao cidadão

Desde que o município de Natal entrou em situação de emergência para o enfrentamento da Pandemia do Covid-19 (o novo Coronavírus), com a publicação do decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias que, entre outras medidas, suspendeu o atendimento presencial nos órgãos municipais, afastou funcionários integrantes dos grupos de riscos e adotou o trabalho remoto como forma de garantir o atendimento ao cidadão contribuinte, a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) ampliou o suporte em Tecnologia da Informação à gestão municipal.

- Continua depois da publicidade -

Para assegurar a comunicação entre os servidores municipais das diversas secretarias, que passaram a desenvolver trabalho remoto a partir da própria residência, a equipe de TI da Sempla disponibilizou VPN (Virtual Private Network). Já o atendimento à população, foi intensificado via chat e nos demais canais disponíveis, como o site, redes sociais e o aplicativo Natal Digital.

“Este cenário de quarentena, que suspende os atendimentos presenciais e nos leva a trabalhar remotamente, termina por criar uma oportunidade para potencializarmos ainda mais o uso das ferramentas de Tecnologia da Informação no âmbito da prefeitura”, ressalta Carolina Barbosa, secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Sempla. É ela e equipe que gerenciam a adoção de novas tecnologias na gestão municipal de Natal.

“O aplicativo Natal Digital está sendo cada vez mais alimentado com os serviços da prefeitura, para facilitar a vida do natalense, do contribuinte. Também é possível acessar informações e serviços via site da prefeitura e nossas redes sociais. Já o chat, é uma ferramenta que está sendo muito utilizada pelas pessoas que buscam atendimento junto à Secretaria de Tributação”, ressaltou Carolina Barbosa.

De acordo com o decreto do prefeito, ficou determinada a adoção, quando possível, de trabalho remoto, condicionada à manutenção diária, no órgão, de pessoal suficiente para garantir o atendimento, desde que inexista prejuízo aos serviços essenciais. Foram, ainda, dispensados do expediente presencial os servidores públicos municipais ou empregados públicos municipais gestantes e lactantes, os maiores de 60 anos e os acometidos de comorbidades ou doenças crônicas, cujas atividades não sejam possíveis de serem realizadas remotamente.

TEXTO – Joana Lima
FONTE – PMN

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...