O prefeito de Natal, Álvaro Dias, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (18/05), com membros do Comitê Científico Municipal de Combate à COVID-19, grupo formado por infectologistas e epidemiologistas renomados para discutirem sobre o protocolo de tratamento médico que será deliberado pelo Conselho Regional de Medicina e possivelmente adotado pela prefeitura.
O prefeito afirmou que o que for aprovado pelo CRM será adotado na rede municipal de saúde. “Nós vamos adotar o protocolo que for aprovado na reunião de hoje do CRM. Faremos um manual com todos os esclarecimentos e vamos entregar a cada médico que atende nos ambulatórios e prontos-socorros na rede pública de saúde do município, para que todos tomem conhecimento do protocolo oficial adotado”, disse Álvaro Dias.
A proposta da discussão foi em cima de ações de enfrentamento numa fase precoce da doença, ainda na atenção primária. A Secretaria Municipal de Saúde espera que ainda hoje receba a definição do Conselho de Medicina que analisará os dados e apresentará parecer sobre um protocolo local.
O secretário de saúde do município, George Antunes, revelou que provavelmente amanhã já terá o resultado da analise. “O Conselho possui uma comissão técnica e científica que analisará todas as propostas e então darão o resultado em cima de estudos sobre a matéria. Assim que aprovado, vamos colocar em execução o mais breve na rede de atenção básica de Natal”, afirmou.
As ações e medidas preventivas ao novo coronavírus têm sido bastante discutidas pelo comitê. Pontos de prevenção e de enfrentamento a doença para a preservação da saúde da população tem sido a palavra chave do grupo. Além do mais, alternativas de atendimento, riscos, comorbidades, utilização de medicamentos e prevenção de profissionais que estão na linha de frente no combate a doença estão sendo discutidos pelo Comitê.
FONTE – IMPRENSA PMN