Prefeito de Fortaleza apresenta resultados das primeiras horas de isolamento social rígido em Fortaleza
Monitoramento aponta redução de mais de 50% da circulação na Cidade
O prefeito Roberto Cláudio apresentou, nesta sexta-feira (08/05), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, os resultados das primeiras 12 horas de isolamento social rígido na Capital, conforme o monitoramento do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor). Em relação ao dia anterior, o mapa de trânsito averiguou uma redução de mais de 50% da circulação na Cidade.
Neste sábado (09/05), conforme o Gestor, deverão ser apresentados os resultados das primeiras 24 horas. “O primeiro dia já teve efeito e mostra a importância do isolamento social rígido. Mas mais importante que isso é manter a consciência, a disciplina e a responsabilidade em continuar lutando para enfrentar a Covid-19 e a nossa melhor luta é executar o isolamento social”, enfatizou.
Além disso, o Prefeito pontuou que a partir deste sábado, Fortaleza recebe o segundo caminhão para auxiliar a sanitização de espaços públicos e uma nova carga de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). “Quanto mais EPIs de qualidade e bem estruturados na rede inteira, mais teremos profissionais sadios e escalas completas. O ciclo de contaminação nos hospitais também fica mais bem controlado”, ressaltou.
Novos leitos
Na ocasião, Roberto Cláudio também enumerou a abertura de leitos nos últimos dias na rede pública de Fortaleza, incluindo 10 de terapia intensiva (UTI), 20 de enfermaria com oxigênio no Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), entregues na última quinta-feira (07/05), e mais 42 leitos de enfermaria com oxigênio previstos para a próxima segunda-feira (11/05).
Também foi citada a nova ala no Hospital da Mulher, com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, a abertura da unidade Covid-19 do Frotinha do Antônio Bezerra com 10 leitos de UTI, 16 de semi intensiva e 16 de enfermaria, sendo 42 no total, e mais 56 no hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas, que também já conta com as obras de mais dois blocos de expansão.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de acordo com o Prefeito, também saltaram de 96 para 263 leitos, mais do que o dobro da estrutura anterior.
“Toda essa estrutura está sendo montada pela Prefeitura e pelo Governo para a Covid-19. Quero ressaltar que leitos precisam ser abertos, estrutura de UTI precisa ser ampliada, mas isso não vai dar conta da demanda se a gente não cumprir a ação mais importante que é o isolamento. É o que segura a disseminação, contém o contágio e faz com que menos pessoas precisem de leitos”, declarou.
Postos abertos neste fim de semana
A Prefeitura de Fortaleza mantém a assistência à população com o funcionamento de 11 Postos de Saúde neste fim de semana (09 e 10/05). As Unidades de Atenção Primária estarão abertas das 8h às 17h com serviços de urgência para o acolhimento de pacientes com síndromes gripais.
FONTE – IMPRENSA PMF