Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem já começou

enem
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza.

A partir desta segunda-feira (15), inicia-se o período para requerer a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este prazo se estende até o dia 26 de abril e também abrange a justificativa de ausência na edição de 2023.

Os interessados podem solicitar a isenção através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Caso não se lembrem da senha da conta, há instruções disponíveis na plataforma para recuperá-la.

Quem tem direito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Justificativa de ausência

Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

  •  Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: de 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

LEIA TAMBÉM:
Estado do Nordeste negocia com Petrobras usina de energia eólica no mar
Nova tecnologia do Nordeste promete melhorar tratamento para esquizofrenia
Dell e UFRN ofertam curso gratuito de Inteligência Artificial

O exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) analisa o rendimento acadêmico dos alunos ao concluírem a educação básica. Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas empregam o exame como ferramenta de seleção de candidatos.

Os resultados do Enem são utilizados como critério principal ou secundário em processos seletivos, além de servirem como referência para o acesso a programas de apoio do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

REDAÇÃO com Agência Brasil