A partir desta segunda-feira (15), inicia-se o período para requerer a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este prazo se estende até o dia 26 de abril e também abrange a justificativa de ausência na edição de 2023.
Os interessados podem solicitar a isenção através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Caso não se lembrem da senha da conta, há instruções disponíveis na plataforma para recuperá-la.
Quem tem direito
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:
- Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.
Justificativa de ausência
Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.
Confira o cronograma completo do Enem 2024:
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
- Período de recursos: de 13 a 17 de maio
- Resultado dos recursos: 24 de maio
LEIA TAMBÉM:
– Estado do Nordeste negocia com Petrobras usina de energia eólica no mar
– Nova tecnologia do Nordeste promete melhorar tratamento para esquizofrenia
– Dell e UFRN ofertam curso gratuito de Inteligência Artificial
O exame
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) analisa o rendimento acadêmico dos alunos ao concluírem a educação básica. Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas empregam o exame como ferramenta de seleção de candidatos.
Os resultados do Enem são utilizados como critério principal ou secundário em processos seletivos, além de servirem como referência para o acesso a programas de apoio do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
REDAÇÃO com Agência Brasil