Início » Economia » Potencial do Ceará na produção de energia é apresentado na China

Economia

Potencial do Ceará na produção de energia é apresentado na China

Comitiva cearense tem reuniões com empresas especializadas em hidrogênio e biodiesel Em viagem a China, a comitiva cearense, liderada pelo governador Elmano de Freitas, teve reuniões importantes com grandes empresas exportadoras de equipamentos de energia ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
18 de setembro de 2023 - às 05:02
Atualizado 18 de setembro de 2023 - às 05:02
3 min de leitura

Comitiva cearense tem reuniões com empresas especializadas em hidrogênio e biodiesel

Em viagem a China, a comitiva cearense, liderada pelo governador Elmano de Freitas, teve reuniões importantes com grandes empresas exportadoras de equipamentos de energia de hidrogênio e biodiesel.

A primeira reunião foi com a diretoria da Jiangsu Guofu Hydrogen Energy Equipment Co. Ltd (GUOFUHEE), em Xangai. Fundada em junho de 2016, é uma das principais fornecedoras de soluções integradas para a cadeia industrial de equipamentos de energia de hidrogênio na China.

A Jiangsu possui mais de 400 patentes de produtos, como o sistema de eletrólise para geração de hidrogênio, planta de hidrogênio líquido e containers de armazenamento e transporte, além de veículo e equipamentos para posto de abastecimento de hidrogênio.

Durante a reunião, foi discutido a instalação de uma fábrica na área da ZPE, no Complexo Portuário do Pecém. Também entraram na pauta, avisos de cooperação para o fornecimento de sistemas para os projetos do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.

Outra reunião de apresentação, ocorreu com a diretoria da Leoking Environmental Group, uma das empresas pioneiras na China no tratamento colaborativo de resíduos sólidos orgânicos e na produção de biodiesel.

LEIA TAMBÉM:
A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste
Estado destaque em crescimento no Nordeste quer impulsionar negócios em todo o Brasil
Nordeste recebe impulso de R$ 1,1 bilhão da Sudene para 25 projetos
Nordeste entra nos planos da Petrobras na geração de energia eólica offshore

Em operação desde 2016, a empresa faz gestão diária, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de projetos de biodiesel, com a produção de alta qualidade a partir de resíduos de óleo. Recebeu várias certificações internacionais e cerca de 90% do biodiesel produzido é exportado para a Europa.

BUSCA NO FINANCIAMENTO DE PROJETOS NO NDB

A comitiva visitou o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição voltada para o desenvolvimento, criada pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). O acordo que instalou o NDB foi assinado na Cúpula de Fortaleza, no dia 15 de julho de 2014.

“O objetivo [da visita] é mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do BRICS e em outros países em desenvolvimento de economias emergentes. No encontro, dialogamos sobre investimentos no Ceará nas áreas de infraestrutura, energia renovável e projetos sustentáveis”, concluiu Elmano de Freitas.

Redação com Assessoria