Os terminais do Arco Norte, incluindo Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Barcarena/Vila do Conde (PA), Santana (AP), São Luís (MA) e Salvador (BA), estão cada vez mais relevantes para as exportações brasileiras de grãos.
Em março, esses portos foram responsáveis por 31,6% do volume total de soja e milho embarcado, um aumento em relação aos 27,3% registrados no mesmo período de 2022, conforme dados divulgados pelo Ministério da Agricultura.
Segundo o relatório, o mês passado registrou o envio de 14,4 milhões de toneladas de soja e 430 mil toneladas de milho. Embora tenha havido uma queda de 14,6% em comparação com o ano anterior, este foi o segundo melhor desempenho da história para o mês. De janeiro a março, as exportações brasileiras de soja e milho totalizaram 34,3 milhões de toneladas (27,3 milhões de soja e 7 milhões de milho). Esse número significa um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
LEIA TAMBÉM:
– Baixa Estação é a chance de viajar ao Nordeste gastando menos
– Ilhéus colhe frutos de ser cenário de novela; conheça outras novelas gravadas no Nordeste
– Paraíba terá concurso com 4 mil vagas em várias áreas
– Fortaleza tem 1.587 vagas de emprego com público prioritário
Dos volumes exportados no trimestre, os portos do Arco Norte foram responsáveis por 11,5 milhões de toneladas. Enquanto isso, os portos do Sudeste e do Sul – como Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC), Imbituba (SC), Rio Grande (RS) e Vitória (ES) – movimentaram 22,8 milhões de toneladas.
REDAÇÃO com InfoMoney