O Porto de Itaqui, localizado no Maranhão, está se preparando para ampliar o Terminal de Grãos do Maranhão, conhecido como Tegram. Este terminal é responsável pelo recebimento de 97% da produção de grãos da região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A decisão de investir R$ 1,5 bilhão é motivada pelo crescimento expressivo da produção de grãos na região
De acordo com um levantamento realizado pela agência Safras & Mercado para o Consórcio Tegram-Itaqui, a produção de soja na região do Matopi (Maranhão, Tocantins e Piauí), além de parte do Mato Grosso, está projetada para crescer significativamente. A expectativa é que a produção de soja na região aumente em 8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 36,1%, elevando a produção total para 29,9 milhões de toneladas. A nível nacional, a produção de soja, atualmente em 163,2 milhões de toneladas, deve subir 19,1%, alcançando 194,5 milhões de toneladas na safra de 2032/2033.
– Venda de pacotes turísticos para João Pessoa cresce 43%
– Revista Exame traz cenário das Eleições Municipais no Nordeste
– Dia do Canhoto: 6 famosos do Nordeste que dominam a esquerda
Além disso, o estudo também prevê um aumento na produção de milho na região do Matopi, com um acréscimo de 4,6 milhões de toneladas, totalizando 17,8 milhões de toneladas, um crescimento de 34,5%. Isso contribuirá para que a produção nacional de milho aumente 14,3%, passando de 137,4 milhões para 157 milhões de toneladas. O farelo de milho também deverá crescer 9,1% na região, atingindo 1,9 milhão de toneladas, enquanto a produção nacional deve aumentar 5,6%, totalizando 42,7 milhões de toneladas.
Necessidade de Expansão do Porto de Itaqui
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, Marcos Pepe Bertoni, destacou a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura para garantir o escoamento da produção do Arco Norte brasileiro. Ele alertou que, sem a expansão do