Se tem uma coisa que a gente presencia quando sai do Nordeste é que o povo da nossa região é mais feliz. Essa é uma verdade irretovácel por conta da capacidade de resiliência que aprendemos desde cedo.
Para se ter ideia de quanto temos de superar obstáculos e preconceitos, uma simples fala do presidente Lula no dia de ontem atingiu em cheio as manchetes dos portais de notícias do Sudeste pra baixo.
Em Salvador, participando de um evento que visa discutir junto à população o Plano Plurianual (PPA) Participativo, o presidente afirmou que o povo do Nordeste é diferente, mais feliz que aquele do Sul e do Sudeste brasileiro.
Falando diretamente para Simone Tebet, sua adversária no primeiro turno das últimas eleições e agora ministra de Planejamento, Lula fez uma ponderação: “Agora ela vai ter tempo de conhecer o Nordeste. E ela vai conhecer a diferença do povo nordestino com relação ao povo do Sul e do Sudeste. Ela vai conhecer que, talvez seja por causa do calor, talvez seja por causa da quantidade de praias que tem… vai ver um povo mais alegre, um povo mais feliz. É outra coisa. Eu não sei se é o axé, nao sei se é o sangue malê que corre nas veias de vocês”, afirmou.
Lula sabe que esse tipo de afirmação pode causar desconforto em quem não é do Nordeste. Mas, o objetivo dele é outro. É parabenizar, valorizar e publicizar que o nordestino é único e sua força ilumina a natureza humana assim como sua capacidade de ser feliz transcende as adversidades. E que assim seja ao longo da nossa existência.
Foto: Getty Images