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Ponte Salvador-Itaparica avança em mais uma etapa; acompanhe

O Governo da Bahia deu mais um passo crucial para a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, uma das obras de infraestrutura mais ambiciosas do Nordeste. Nesta semana, foi autorizada a desapropriação de uma área de 1.790,760 ...
Redação, da Agência NE9
8 de agosto de 2025 - às 08:45
Atualizado 8 de agosto de 2025 - às 08:45
3 min de leitura

O Governo da Bahia deu mais um passo crucial para a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, uma das obras de infraestrutura mais ambiciosas do Nordeste. Nesta semana, foi autorizada a desapropriação de uma área de 1.790,760 m² em Salvador. Assim, o local será usado para os acessos viários da ponte.

Antes de mais nada, o projeto, orçado em R$ 10,6 bilhões, promete revolucionar a mobilidade na região. Dessa forma, visa reduzir drasticamente o tempo de deslocamento entre a capital e o Recôncavo Baiano.

O avanço das obras da Ponte Salvador-Itaparica

ItemDetalhe
Área desapropriada1.790,760 m² em Salvador (excluindo bens públicos)
Órgãos envolvidosSecretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
Investimento totalR$ 10,6 bilhões (via PPP com consórcio chinês)
Início das obras2026 (previsão)
Duração da obra5 anos após montagem do canteiro
Extensão da ponte12,4 km (incluindo trechos estaiados e acessos)

Conheça os quatro trechos do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

A Ponte Salvador-Itaparica está dividida em quatro etapas principais:

1 – Acessos Viários em Salvador

  • Construção de estruturas entre os bairros da Calçada e Água de Meninos.
  • Viadutos e dois túneis paralelos à Via Expressa.

2 – Ponte Salvador-Itaparica (12,4 km)

  • Trecho de aproximação em Itaparica (4,6 km)
  • Trecho de aproximação em Salvador (6,9 km)
  • Trecho estaiado (0,9 km, 85 m de altura)

3 – Acessos Viários em Itaparica

  • 30 km de nova rodovia, com viadutos em três interseções.
  • Conexão até a Ponte do Funil.

4 – Duplicação da BA-001

  • Recuperação e ampliação da rodovia entre Cacha Prego e Ponte do Funil.

Parceria com a China: Quem está por trás da obra?

A princípio, o projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP) com um consórcio chinês formado por duas gigantes da construção civil:
– China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC)
– China Communications Construction Company (CCCC)

Ao mesmo tempo, a previsão é que as obras comecem em 2026, com duração de cinco anos. A montagem do canteiro deve ocorrer ainda este ano.

Impacto na mobilidade e economia

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica

– Redução do tempo de viagem entre Salvador e Itaparica.
– Integração da Região Metropolitana com o Recôncavo Baiano.
– Geração de empregos e atração de investimentos turísticos e logísticos.

O que vem por aí?

Portanto, enquanto as desapropriações avançam, o governo trabalha nos detalhes finais do projeto. Desse modo, a expectativa é que a ponte se torne um marco da engenharia brasileira. Da mesma maneira, comparável a obras como a Ponte Rio-Niterói.