A Petrobras informou nesta sexta (31/3) que obteve, autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para retomar a produção do campo de Araçás, no polo Bahia Terra. Com a liberação, será possível reativar um terço da produção dos campos na Bacia do Recôncavo.
A empresa deu início aos trabalhos para retomada da operação de poços, dutos e estações de tratamento de óleo e compressão de gás natural. “Possibilitará o reestabelecimento de aproximadamente 27% da produção do polo“.
O Polo Bahia Terra teve operação paralisada pela ANP no fim de 2022, depois que uma fiscalização identificou problemas de integridade. A Petrobras, sob governo de Jair Bolsonaro (PL), colocou o polo à venda e já havia recebido propostas de um consórcio formado por Eneva e Petroreconcâvo.
Agora, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), confirmou, que a companhia respeitará os contratos assinados para venda de ativos, mas a liquidação do Polo Bahia Terra será reavaliada sob “uma nova ótica” e ainda não há decisão sobre o futuro dos campos.
Ele lembrou que, no caso do conjunto de campos terrestres da Bahia, o acordo não está finalizado, nem assinado. Em 2022, a empresa abriu negociações para venda do ativo para a Eneva e PetroReconcavo, mas não chegou a assinar contrato.
Segundo a PetroReconcavo, a empresa adiantou R$30 milhões à Petrobras, para iniciar a fase de negociação dos termos e condições para a potencial aquisição das concessões associadas ao Polo Bahia Terra