Início » Economia » Polo Automotivo do Ceará inicia operações com produção de carro elétrico

Economia

Polo Automotivo do Ceará inicia operações com produção de carro elétrico

A princípio, a iniciativa coloca o estado em um novo patamar no setor automotivo, com foco em inovação, sustentabilidade e geração de empregos.
Eliseu Lins, da Agência NE9
9 de setembro de 2025 - às 06:53
Atualizado 9 de setembro de 2025 - às 06:53
4 min de leitura
Chevrolet Spark EUV, que será fabricado pela General Motors (GM) foto divulgação
Chevrolet Spark EUV, que será fabricado pela General Motors (GM) foto divulgação

O Polo Automotivo do Ceará, localizado no município de Horizonte, deu início às suas operações, consolidando-se como a primeira planta multimarcas do Brasil.

Qual o primeiro carro fabricado no Polo Automotivo do Ceará?

O projeto estreia em grande estilo com a produção do Chevrolet Spark EUV, modelo 100% elétrico da General Motors (GM). A princípio, a iniciativa coloca o estado em um novo patamar no setor automotivo, com foco em inovação, sustentabilidade e geração de empregos.

Segundo o governador Elmano de Freitas, a chegada da GM ao polo representa um marco histórico para o Ceará.

“É uma grande conquista receber uma empresa do porte da GM como pioneira nesse projeto, que inaugura um novo ciclo de inovação, desenvolvimento e geração de empregos para o nosso Estado. O futuro da indústria automotiva passa por aqui e segue acelerando rumo a muitas conquistas”, destacou.

Governador Elmano em renuião foto divulgação

Polo Automotivo do Ceará em números

IndicadorDetalhes
LocalizaçãoHorizonte, Região Metropolitana de Fortaleza (CE)
Investimento inicialR$ 400 milhões
Capacidade de produçãoAté 80 mil veículos/ano
Empregos diretos e indiretos previstos9 mil postos de alta qualificação
Primeira marca instaladaGeneral Motors (GM)
Primeiro modelo produzidoChevrolet Spark EUV (100% elétrico)
GestãoPACE (Planta Automotiva do Ceará), do grupo Comexport

Avanço tecnológico e cadeia produtiva

Durante a primeira fase de produção, as peças do Chevrolet Spark EUV serão importadas e montadas no Ceará. Entretanto, a expectativa é que, em médio prazo, a operação estimule a formação de uma cadeia regional de fornecedores, envolvendo baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos.

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o impacto vai muito além da economia:

“Essa produção permitirá maior competitividade de preços e vai atrair centros de pesquisa, startups de mobilidade inteligente e novas tecnologias, fortalecendo o ecossistema de inovação do estado.”

Incentivos e expansão futura

O Polo Automotivo do Ceará também está inserido no programa federal Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que concede incentivos fiscais para estimular a transição energética da indústria automotiva. Além de carros elétricos, o espaço também abrigará a produção de modelos híbridos.

A Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil e acionista da PACE, é a âncora do projeto. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, Renault, Volvo, Toyota, Volkswagen e Porsche já operam no Brasil por meio da empresa, o que abre caminho para futuras parcerias e ampliações no Ceará.

Fortaleza do setor automotivo no Ceará

O polo de Horizonte soma-se a outros investimentos estratégicos que vêm transformando o Ceará em referência nacional em tecnologia e inovação industrial. Além disso, a combinação de infraestrutura logística — como o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) —, incentivos fiscais e mão de obra qualificada tem atraído empresas globais e consolidado o estado como um novo eixo automotivo no Nordeste.

Portanto, com a chegada da GM e a produção do primeiro carro elétrico no Ceará, o Polo Automotivo do Ceará não apenas fortalece a indústria local, mas também projeta o estado como protagonista da mobilidade sustentável no Brasil. Afinal, o investimento contribui para o desenvolvimento regional, gera empregos de qualidade e reforça o papel do Nordeste como polo estratégico da nova economia verde.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.