Início » Economia » Piauí terá operação de novo parque eólico com capacidade para gerar mais de 300 MW

Economia

Piauí terá operação de novo parque eólico com capacidade para gerar mais de 300 MW

O Piauí vem se consolidando como um dos principais polos de geração de energias renováveis no Brasil. Nesta semana, um novo empreendimento recebeu o aval para começar suas atividades, com a emissão da licença de ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
13 de setembro de 2024 - às 03:11
Atualizado 13 de setembro de 2024 - às 03:11
2 min de leitura

O Piauí vem se consolidando como um dos principais polos de geração de energias renováveis no Brasil. Nesta semana, um novo empreendimento recebeu o aval para começar suas atividades, com a emissão da licença de operação (LO) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O parque eólico Ventos de São Zacarias, situado no município de Simões, tem um forte compromisso com a responsabilidade socioambiental e econômica da região, com previsão de funcionamento entre 30 e 90 dias.

Projeto vai gerar 3 mil empregos

Esse parque eólico terá uma capacidade superior a 300 Megawatts e deverá gerar cerca de 3 mil empregos, reforçando a posição do estado como referência no setor energético nacional.

Para garantir a viabilidade ambiental do projeto, a Semarh prestou total apoio técnico. A licença concedida tem validade até 2028, com possibilidade de renovação.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, ressalta o papel do Governo do Piauí, por meio da Semarh, na promoção de iniciativas voltadas à energia limpa e renovável. “Estamos à frente do incentivo a projetos sustentáveis, equilibrando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Isso nos tem permitido avançar não apenas na produção de energia limpa, mas também na geração de empregos”, destaca.

LEIA TAMBÉM:
Cometa do Século trará espetáculo para o céu do Nordeste
O impacto no Nordeste com a volta do horário de verão
Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

A licença de operação (LO) é um documento emitido pelo órgão ambiental que garante que o empreendimento cumpre as normas ambientais e está apto a iniciar suas atividades.

Ela é concedida após a verificação do cumprimento das medidas de controle e condicionantes exigidas nas etapas anteriores de licenciamento.

LEIA MAIS Chinesa Arctech Solar inaugura nova fábrica na Bahia

A licença de operação nº PI-LO.06859-0/2024 para o Parque Eólico Ventos de São Zacarias 02, em Simões, foi emitida em conformidade com todas as exigências ambientais.

Assuntos