O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), reforçou sua estratégia de segurança alimentar. Isso porque órgão distribuiu quase mil toneladas de alimentos no primeiro semestre de 2024. Essa ação beneficiou mais de 90 mil famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial. Através dos Programas de Alimentação Saudável (PAS) e de Aquisição de Alimentos (PAA), foram investidos R$ 8.311.431,93. Ao mesmo tempo, atendeu 92.936 famílias e apoiando 330 instituições em todo o estado.
Produtos da agricultura familiar
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo governo federal em parceria com a SAF e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), é um dos pilares dessa iniciativa. Este programa adquire alimentos da agricultura familiar para distribuir simultaneamente a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Nos primeiros seis meses do ano, o PAA entregou 937 toneladas de alimentos a mais de 60 mil famílias, com um investimento de R$ 6 milhões em produtos adquiridos de 1.247 agricultores familiares.
Já o Programa de Alimentação Saudável (PAS) é uma iniciativa do Governo do Piauí que opera de forma similar ao PAA, comprando produtos de agricultores e entregando-os a entidades. No primeiro semestre de 2024, foram entregues mais de 450 toneladas de alimentos, beneficiando 30 mil famílias e 690 agricultores. Segundo Ilan Silveira, diretor de Mercados Institucionais da SAF, a equipe alcançou as metas estabelecidas para este período, com 27% do PAS executado e o PAA concluído em junho.
Instituições beneficiadas
Entre as instituições beneficiadas estão a Associação Casa Santa Dulce dos Pobres. A princípio, utiliza os alimentos para preparar refeições para famílias em situação de vulnerabilidade na região da Grande Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina. Frei Luciano Brasil, secretário da entidade, destacou a importância dos programas para o auxílio às famílias carentes: “Nós atendemos as famílias na região norte de Teresina pelos programas da SAF. Esse auxílio é essencial para o nosso atendimento.”
. LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 2 cidades entre as campeãs de eleitores no Brasil
– Grande Salvador terá 7 novos mil empregos com fábrica alemã
– Recife é a capital do Nordeste mais favorável à abertura de novos negócios
– Estado do Nordeste usa agricultura familiar para ser o maior produtor de mel do Brasil
A agricultora Raimunda Aguiar, da zona rural de Teresina, é uma das beneficiadas pelo PAA e pelo PAS. Ela relatou as melhorias em sua produção e renda: “Esses programas estão me beneficiando muito. Agora eu estou ganhando minha renda para investir mais na minha produção. Isso, para mim, me dá um ar de vida. Eu estou bem melhor financeiramente, depois que comecei nos programas.”
Ao todo, foram distribuídas 1.393 toneladas de alimentos, beneficiando 1.937 agricultores em todo o estado. Ao mesmo tempo, essa ação demonstra o compromisso do governo com a segurança alimentar e o apoio à agricultura familiar. Desse modo, fortalecendo a economia local e garantindo uma alimentação digna para milhares de famílias.