O Piauí segue se destacando como um dos estados que mais avançam em projetos de Parceria Público-Privada (PPP) no Brasil, consolidando um modelo eficiente para atrair investimentos, modernizar espaços públicos e impulsionar a economia local.
Investimento previsto de R$ 37 milhões
A mais nova iniciativa é a concessão do Parque de Exposições Governador Dirceu Arcoverde, localizado em Teresina, com investimentos estimados em R$ 37 milhões.
O edital da licitação foi publicado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), e prevê a concessão administrativa por 30 anos para a administração, operação, manutenção, reforma e modernização do espaço, que será transformado em um parque multiuso com diversas finalidades.
Projeto visa transformar o local em polo de lazer, esporte e eventos
Com área superior a 37 hectares, às margens da BR-343, o Parque será revitalizado para se tornar um ambiente acessível, seguro e multifuncional. A proposta inclui áreas de eventos, praças esportivas, espaços para lazer e cultura, mall de conveniência, fazendinha educativa e até atrações temáticas, tornando o equipamento um novo centro de convivência para a população.
“Essa iniciativa é estratégica para garantir a revitalização do Parque de Exposições, ampliando sua funcionalidade. O local será transformado em um espaço multiuso e atrativo para toda a população”, afirma Samuel Nascimento, secretário da Administração do Piauí.
Parque de exposição para iniciativa privada
Detalhes da licitação
A concessão será realizada por concorrência pública, com entrega de propostas prevista para o dia 10 de junho, das 10h às 11h, na Superintendência de Licitações e Contratos da Sead. A sessão pública acontecerá em 16 de junho, às 10h, no auditório da secretaria.
Principais informações da PPP do Parque de Exposições
Nos últimos anos, o estado do Piauí vem se destacando nacionalmente por seu modelo eficiente de PPPs, com projetos de sucesso em áreas como iluminação pública, saneamento, mobilidade urbana, saúde e infraestrutura social.
Assim, a iniciativa do Parque de Exposições soma-se a esse portfólio crescente, demonstrando o compromisso do estado com inovação na gestão pública e atração de investimentos privados para transformar os espaços públicos em ambientes mais modernos e funcionais.