Visando potencializar o desenvolvimento do conhecimento científico em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra revelou, neste domingo (7), o lançamento do ambicioso Programa Cientista Arretado.
Iniciativa promoverá a cooperação entre o Governo do Estado de Pernambuco e a comunidade científica e foi lançada no MIT durante a Brazil Conference
O anúncio ocorreu durante a décima edição da Brazil Conference, realizada nos Estados Unidos. De forma inovadora para o Estado, o programa concentrará esforços na aplicação da pesquisa científica em áreas cruciais para a atual gestão, abrangendo temas como segurança, educação, saúde, sustentabilidade e transformação digital.
Diante de uma plateia entusiasmada e calorosos aplausos, após o painel intitulado “Inovações e Desafios na Administração de Pernambuco”, realizado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a governadora convidou os estudantes a se engajarem na iniciativa. “Gostaria de estender o convite a vocês para se juntarem a nós, bolsistas, estudantes de doutorado, mestrado, PhD, para colaborarem com o Governo de Pernambuco na concepção e avaliação do impacto das políticas públicas. Alguns de vocês estão prestes a se formar e quero integrar todo o nosso governo com o talento de vocês e com os estudantes de Pernambuco. Já estamos cansados de olhar para trás, e são os estudantes e pesquisadores que podem nos auxiliar a construir um novo presente”, enfatizou a governadora.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem cinco shoppings entre os 10 maiores do Brasil
– Construções do Nordeste vencem Prêmio internacional
– Estado do Nordeste movimenta R$ 1,7 bilhão na alta temporada
– Maior cidade do Nordeste bate recorde de voos internacionais
O Programa Cientista Arretado conta com um orçamento inicial de R$ 10,5 milhões provenientes da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Seu objetivo é aplicar o conhecimento científico em áreas estratégicas do Estado, mediante a transferência de tecnologia em parceria com a comunidade científica.
LEIA TAMBÉM:
– Capital no Nordeste é o destino de Lua de Mel preferido no país
– Nordeste tem azeite extravirgem com premiação internacional
– São João de Campina terá voos diários do Rio de Janeiro
Essa iniciativa de colaboração entre a comunidade científica e a gestão pública segue um modelo que teve início no Estado do Ceará, por meio do Programa Cientista Chefe do Governo. Espera-se que isso modernize e melhore as políticas públicas e a tomada de decisões estaduais, proporcionando serviços de melhor qualidade para a população.