Três aeroportos pernambucanos — Serra Talhada, Araripina e Garanhuns — foram selecionados na primeira fase do programa AmpliAr, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A iniciativa pretende modernizar até 100 aeroportos no país com investimento privado superior a R$ 5 bilhões, fortalecendo a conectividade regional e integrando o interior às capitais.
Leilão tem potencial para potencializar economia e turismo do interior de Pernambuco
O leilão está marcado para o 24 de novembro, na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), e contará com 19 aeroportos de 11 estados entre o Nordeste e a Amazônia Legal.
Características e desafios atuais dos aeroportos contemplados
Serra Talhada — Aeroporto Regional Santa Magalhães (SET / SNHS)
- Localização: o aeroporto situa-se na Rodovia Conselheiro Oliveira Neto, a cerca de 9 km do centro de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
- Dados operacionais: pista asfaltada de 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura, com operação diurna por aproximação visual.
- Altitude: ~470 metros acima do nível do mar.
- Operadora: atualmente sob gestão da empresa Dix Empreendimentos, que assumiu a concessão após Infracea.
- Situação atual: já opera voos da Azul Linhas Aéreas, utilizando aeronaves de pequeno porte (Cessna Grand Caravan, até 9 passageiros).
- Obras em curso: o aeroporto passa por requalificação em duas fases. A primeira incluiu ampliação do pátio e pista de táxi, instalação de equipamentos de navegação. A segunda parte contempla sinalização, drenagem, estação meteorológica, cerca operacional e ampliação de estacionamento.
- Projeção após reforma: aptitude para receber aeronaves com até 132 passageiros.

Araripina — Aeroporto Regional do Araripe (JAW / SNAB)
- Localização: no município de Araripina, no Sertão do Araripe, Pernambuco, a aproximadamente 622 km de Recife.
- Importância econômica: serve ao polo de gesso, com cerca de 95% da produção nacional concentrada na região.
- Projetos já realizados: em 2022, foi inaugurada a rota comercial Araripina–Recife, com voos operados pela Azul Conecta, três vezes por semana.
- Intervenções prévias: construção de terminal provisório, muros de segurança, restauração da pista e pátio, sinalização horizontal.
- Desafios futuros: expansão do terminal, construção de RESA (área de segurança de fim de pista) e ampliação de estacionamento, para atender demandas futuras com segurança.

Garanhuns — Aeroporto de Garanhuns (PE)
- Localização: no agreste pernambucano, a cerca de 201 km de Recife.
- Contexto: já figura no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) e em etapas de estudo e reforma desde meados da década de 2010.
- Situação pendente: apesar de projetos aprovados e previsões de melhorias, o aeroporto ainda não opera voos comerciais regulares de relevância, aguardando estrutura adequada para uso ampliado.
- Potencial de uso: com investimentos de pátio, terminal, segurança e logística, poderia atender turistas que visitam Garanhuns para eventos como o Festival de Inverno (FIG) e ser porta de entrada regional.

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Impacto esperado com o AmpliAr em Pernambuco
Os investimentos previstos para esses aeroportos pretendem:
- Modernizar infraestrutura (terminal, pistas, pátios, estacionamentos);
- Aumentar a capacidade operacional e permitir aeronaves de maior porte;
- Reduzir custos logísticos no transporte de pessoas, mercadorias e produção regional;
- Impulsionar o turismo local e rotas regionais, fortalecendo cidades como Serra Talhada, Araripina e Garanhuns como hubs de aviação regional;
- Fomentar integração entre municípios vizinhos e interior do estado com Recife e outras capitais.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, “investir em aviação regional é garantir desenvolvimento, turismo e geração de oportunidades em todas as regiões do Brasil.”
Em Pernambuco, o AmpliAr será executado em articulação com o governo estadual, que já tem programas de requalificação para Santa Magalhães (Serra Talhada) e fortalecimento do aeroporto regional de Araripina.
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