Início » Destaques » Pernambuco avança na implantação da Escola de Sargentos do Exército

Destaques

Pernambuco avança na implantação da Escola de Sargentos do Exército

O Governo de Pernambuco reafirmou, nesta semana, seu compromisso com a instalação da futura Escola de Sargentos do Exército (ESE) na Região Metropolitana do Recife. A governadora Raquel Lyra e o comandante Militar do Nordeste, ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
13 de junho de 2025 - às 06:24
Atualizado 13 de junho de 2025 - às 06:24
3 min de leitura

O Governo de Pernambuco reafirmou, nesta semana, seu compromisso com a instalação da futura Escola de Sargentos do Exército (ESE) na Região Metropolitana do Recife. A governadora Raquel Lyra e o comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, assinaram o 3º e o 4º termos aditivos ao acordo de cooperação já existente entre o Estado e o Exército Brasileiro.

Instalação da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco

A cerimônia ocorreu após o evento em homenagem ao bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

Escola de Sargentos: nova etapa de cooperação
Com os novos aditivos, o governo estadual garante contrapartidas em infraestrutura, incluindo melhorias no acesso viário à futura escola. Um dos principais compromissos é a recuperação da PE-27 (Estrada de Aldeia), que beneficiará não apenas a instalação militar, mas também a população local.

“Esses termos incluem ações de infraestrutura importantes para a construção dos edifícios que vão abrigar os futuros sargentos do Exército”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

 

autoridades pousando  para foto com documento
evento em Recife de cooperação para instalação de escola de sargento foto Janaína Pepeu – Secom

Parceria entre Estado e Exército

O general Maurílio Ribeiro destacou que os aditivos atualizam os termos firmados em 2022, promovendo o realinhamento dos cronogramas do projeto. Segundo ele, a parceria entre o governo estadual e o Exército tem sido eficiente e estratégica.

“Estamos construindo algo que vai além de uma unidade militar. A Escola de Sargentos trará impactos positivos nas áreas econômica, social, científica e tecnológica para Pernambuco e todo o Nordeste”, declarou o comandante.

Projetos em andamento e cronograma previsto

A ESE encontra-se atualmente na fase de elaboração dos projetos estruturais. Dessa maneira, a previsão é que a escola esteja em funcionamento até o ano de 2034, conforme o cronograma do Exército.

Portanto, Apesar dos desafios técnicos e operacionais, o general se mostrou confiante na conclusão do projeto, destacando o apoio institucional de Pernambuco como peça-chave para o avanço da iniciativa.

LEIA TAMBÉM
Alckmin vem ao Nordeste discutir fortalecimento da indústria
Qual seria o impacto de um Nordeste Independente no seu salário?
Estudo revela as melhores cidades do Nordeste para se viver
Paraíba lidera projeções de crescimento do PIB no Nordeste em 2025