A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba receberá recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura para a edificação de sete CEUs da Cultura.
Esses centros, de pequeno e médio porte, oferecem uma gama de serviços relacionados à arte, cultura, esportes e cidadania em áreas vulneráveis de diversas cidades brasileiras.
O anúncio oficial da criação desses espaços foi feito pelo Ministério da Cultura (MinC) durante a programação da Conferência Nacional de Cultura, realizada ao longo desta semana em Brasília.
Os municípios selecionados na Paraíba para sediarem os CEUs da Cultura são:
- Cabedelo
- João Pessoa
- Bayeux
- Sapé
- Campina Grande
- Esperança
- Patos
Em etapas seguintes, o MinC e a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) irão colaborar na definição do projeto arquitetônico e no processo licitatório. Os recursos virão do Governo Federal, mas serão geridos pelo Governo do Estado
Segundo Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, presente na Conferência em Brasília, esses novos centros multiculturais irão dinamizar significativamente a vida cultural dos municípios paraibanos.
LEIA TAMBÉM:
– Ovo de Páscoa nordestino conquista a internet
– Aeroporto Internacional de João Pessoa inaugura ampliação
– Nordeste é destaque em ranking de capacidade financeira
– Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda
Para ele, os CEUs da Cultura, resultado da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, terão um impacto positivo na vida cultural local. “Esses equipamentos são de grande importância, oferecendo diversas possibilidades de uso, como exposições, festivais, cursos de formação, entre outros”, destacou Pedro Santos.
Ele ressaltou ainda que as comunidades serão beneficiadas de maneira abrangente por esses espaços. As construções dos CEUs da Cultura fazem parte do Novo PAC Seleções do Governo Federal, que investirá R$ 23 bilhões em todo o Brasil, nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura.