Com chatbot, consumidor vai poder conhecer mais sobre os estabelecimentos, opinar sobre os menus e votar no Prêmio Cantaloupe
Uma das maiores mudanças no atendimento dos restaurantes durante a pandemia foi transformar o cardápio físico em digital. No entanto, muitos se limitam a um arquivo PDF, no formato estático, sem interação. O Paraíba Restaurant Week, festival gastronômico nacional que acontece no Estado de 11 de maio a 3 de abril, aposta na interatividade inteligente para incentivar o público a conhecer mais os restaurantes participantes, opinar sobre produtos e serviços e também para gerar dados que ajudarão os estabelecimentos a melhorarem ainda mais o negócio.
Para tanto, a edição de 2022 do festival vai contar com uma plataforma de inteligência artificial, intuitiva e simples de usar. Parceira do evento, a startup Neoron – uma spin-off da empresa paraibana Fabwork – é detentora de uma plataforma studio de criação de chatbot – um software capaz de manter um diálogo com um usuário humano em uma linguagem natural, destinada a construir experiências com o cliente. A Neoron hoje faz parte como startup integrante do sistema de inovação do Bradesco, Inovabra habitat, localizado em São Paulo (SP).
O CEO e co-fundador da Neoron, Miguel Isoni Filho, explica que a plataforma “conversa” enquanto guia os clientes, oferecendo orientações sobre o uso. A pós-experiência é fornecida aos gestores dos estabelecimentos, que podem analisar em detalhes sua performance. “Ao sentar-se à mesa ou ao balcão do local, o cliente pode acessar a plataforma por dois QR codes. Em um deles, podem ser encontradas informações gerais, como história, redes sociais, curiosidades e o menu participante do Restaurant Week. O outro QR code vai direcionar o usuário a contar como foi a sua experiência naquele local e votar nele para do Prêmio Cantaloupe, que destaca os melhores participantes do festival em diversas categorias”, detalha Miguel.
Ele ressalta que a plataforma não é um aplicativo, não há gasto de dados, nem há necessidade de baixar nenhum conteúdo. “O display é bem pessoal e é um ambiente seguro. A própria plataforma avisa que a coleta de dados é necessária para evitar fraude na votação”, destaca.
Eficiência no pós-venda – O feedback do cliente é fundamental para melhorar a relação com o consumidor e aumentar as vendas do seu restaurante. Afinal, nada melhor do que receber elogios sinceros e manter clientes fiéis e satisfeitos, ou então receber críticas negativas, porém construtivas e que possam agregar no negócio. “Este será um ganho importante para os estabelecimentos”, confirma Miguel.
Com o chatbot, haverá um levantamento das respostas dos clientes que nortearão os resultados do Prêmio Cantaloupe. Assim, por meio do data analytics da Neoron, serão produzidos gráficos que representam graficamente os comentários das pessoas, com nuvem de palavras mais repetidas e análise de sentimento pós-consumo.
Serviço:
Paraíba Restaurant Week
Quando: de 11 de março a 3 de abril
Lista de restaurantes: www.cantaloupe.com.br (http://www.cantaloupe.com.br/) / http://restauranteweekpb.cantaloupe.com.br e @cantaloupebr
Redes sociais: @cantaloupebr e @restaurantweekbrasil
FONTE: ASSESSORIA