Central Estadual de Transplantes chegou a números importantes em 2023
Em 2023, a Paraíba já realizou oito doações de coração, graças à generosidade das famílias que autorizaram a doação dos órgãos de seus entes queridos. Nesta segunda-feira (30), uma jovem de 17 anos, que sofreu um acidente de moto e teve morte cerebral, foi a última doadora de coração no estado. Ela estava internada no Hospital de Trauma de Campina Grande.
O coração da adolescente foi transplantado em um homem de 70 anos, que também é paraibano. Outros órgãos dela, como o fígado, os rins e as córneas, foram doados para pacientes de Pernambuco e para o Banco de Olhos da Paraíba.
Na noite anterior, outra doação de múltiplos órgãos aconteceu no mesmo hospital. Um homem de 49 anos, que morreu após uma queda, doou o fígado e um rim para pessoas da Paraíba, e o outro rim para alguém do Rio Grande do Norte. As córneas também foram para o Banco de Olhos da Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Segundo Rafaela Dias, diretora da Central Estadual de Transplantes, essas duas doações elevaram para 31 o número de doações de múltiplos órgãos na Paraíba em 2023. Ela destacou que sete dos oito corações doados foram para receptores paraibanos e que isso é fruto do trabalho das equipes e da conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.
Em 2023, na Paraíba, já foram realizados segundo dados da Central Estadual de Transplantes foram feitos 208 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 153 de córneas, sete de coração, 23 de rim, 21 de fígado e quatro de medula óssea. Ainda há 512 paraibanos na fila de espera por um transplante.