Início » Política » Paraíba debate Transposição do São Francisco para rios Taperoá e Espinho

Política

Paraíba debate Transposição do São Francisco para rios Taperoá e Espinho

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública itinerante, desta vez na cidade de Cabaceiras, Cariri paraibano, com o tema: “Pacto Novo Cariri: Transposição das Águas do Rio São Francisco ...
Redação, da Agência NE9
14 de novembro de 2025 - às 09:44
Atualizado 14 de novembro de 2025 - às 09:44
3 min de leitura

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública itinerante, desta vez na cidade de Cabaceiras, Cariri paraibano, com o tema: “Pacto Novo Cariri: Transposição das Águas do Rio São Francisco para os Rios Taperoá e Espinho – Um Passo Fundamental para o Desenvolvimento Sustentável do Cariri”.

Durante a audiência, foram discutidas ações de integração hídrica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico, reforçando o papel da ALPB na articulação de políticas públicas que visam fortalecer o interior do estado.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destacou a importância da transposição das águas do São Francisco, afirmando que a audiência é um passo crucial para encontrar soluções que atendam às necessidades dos municípios e da população local, especialmente em tempos de escassez hídrica. “O objetivo é garantir segurança hídrica e um futuro sustentável para toda a região”, ressaltou.

Revitalizar e ampliar o acesso à água

O “Pacto Novo Cariri” busca unir esforços para revitalizar os rios Taperoá e Espinho, ampliando o acesso à água e impulsionando atividades produtivas e sociais na região. O prefeito de Cabaceiras, Ricardo Aires, enfatizou a necessidade de um projeto do Governo do Estado para efetivar a transposição. “Nossa meta é transformar a região do Cariri em um polo produtor de alimentos, replicando o sucesso das margens do rio Paraíba”, afirmou.

Madalena Arruda, gerente regional do Sebrae no Cariri, destacou que o desenvolvimento da região vai além de um projeto, sendo uma estratégia abrangente que envolve a cooperação entre diferentes atores. “Há 25 anos, a região enfrentava baixos indicadores de desenvolvimento humano. O Pacto pelo Cariri, liderado pelo Sebrae, transformou essa realidade”, disse.

Porfírio Loureiro, presidente da AESA, comentou sobre o movimento migratório inverso que o Cariri experimenta. “Enquanto antes a população se deslocava para o Sul e Sudeste em busca de trabalho, hoje observamos um retorno, motivado pelas oportunidades que a região oferece”, explicou.

Além dos deputados estaduais e prefeitos da região, participaram da audiência Flávio Silva, diretor de expansão da CAGEPA, representando o presidente Marcos Vinícius, e Thiago Castro, ex-prefeito de Cabaceiras. “A audiência representou um importante passo na busca por soluções para os desafios hídricos e de desenvolvimento do Cariri paraibano”, disse o ex-prefeito.

LEIA TAMBÉM