O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoOrla do Recife vai ganhar novo visual com reforma de 11 quilômetros

Orla do Recife vai ganhar novo visual com reforma de 11 quilômetros

A orla do Recife, um dos principais cartões-postais da cidade, vai passar por uma grande transformação nos próximos meses. A prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (28), o projeto de reforma da costa recifense, que vai integrar as praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa em um parque linear com novos espaços multifuncionais, as chamadas “centralidades”.

A proposta é criar uma orla mais bonita, acessível, segura e sustentável, que valorize a paisagem natural e a cultura local, além de estimular o turismo e a economia. O investimento previsto é de R$ 112 milhões, com recursos municipais. A previsão de conclusão é para 2025.

- Continua depois da publicidade -

O projeto prevê mudanças no trânsito e na ciclovia, a construção de novos banheiros, melhorias da segurança e iluminação e o aumento da área verde. Também haverá reforma de toda a estrutura física do calçadão, que vai ter o pavimento substituído e a largura do passeio ampliada de 2,75 metros para 4,80 metros.

As “centralidades” serão espaços temáticos voltados para gastronomia, esportes, comércio de artesanato e contemplação do mar.

Serão sete ao longo dos 11 quilômetros de orla:

  • Estação Porto Terra Nova: Localizada no final da orla do Pina, próximo ao Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Contará com um mirante para apreciar a vista do mar e da cidade, além de um espaço para eventos culturais.
  • Estação Mercado do Peixe: Em frente ao Mercado do Peixe de Brasília Teimosa. Terá um polo gastronômico com restaurantes e bares especializados em frutos do mar, além de uma praça com palco para shows e feiras.
  • Estação Esportes: No início da orla do Pina, onde ficam as atuais quadras de tênis. Contará com espaço para jogos de tabuleiro e terá três quadras de tênis e poliesportivas.
  • Praia Sem Barreiras: Próximo ao Posto 7. Oferecerá um local seguro e acessível para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar, contemplar a orla e fazer outras atividades. Será criado um espaço sanitário totalmente adaptado, além de quadra esportiva inclusiva.
  • Estação Pracinha: Em frente à Praça Boa Viagem. Terá um parque infantil com brinquedos lúdicos e educativos, além de uma área para piqueniques e feiras orgânicas.
  • Estação Lindu: Em frente ao Parque Dona Lindu. Terá um espaço para contemplação da natureza e fontes de água para a população se refrescar.
  • Estação Clube da Vara: No limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Terá um polo gastronômico, parque infantil e polo esportivo.

Ajuda da população

O prefeito João Campos (PSB) disse que o projeto foi elaborado com a ajuda de pesquisas feitas com a população. Ele afirmou que quase 70% das pessoas questionadas disseram que a orla do Recife é o principal espaço de lazer da cidade. Afirmou, também, que a obra beneficia toda sociedade.

“Sou formado em engenharia civil, e a gente é formado e acredita na capacidade de construir. A gente nunca pode deixar de perseguir as ações estruturadoras para a nossa cidade. Na cadeia produtiva do turismo, a gente tem um potencial enorme de agregar valor e gerar renda. Nossa tarefa é fazer com que as pessoas venham para cá gastar no nosso comércio daqui”, disse.

LEIA TAMBÉM:
A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste

Mais detalhes do projeto

A ciclovia vai ser completamente interligada do começo da orla até o Parque das Esculturas. A prefeitura promete suavizar “pontos cegos” para evitar acidentes, além de criar pavimentos elevados e drenagem redirecionada, evitando que haja pontos de alagamento.

De acordo com a prefeitura do Recife, 730 árvores vão ser plantadas, incluindo coqueiros, ao longo de toda a extensão da orla em até seis anos. Como já existem 582 árvores no local, serão 1.320 árvores ao todo.

A reforma dos quiosques compõe a primeira etapa da requalificação da orla do Recife. Os dez sanitários já existentes estão em reforma e outros 11 estão em construção. Na área externa serão instalados chuveiros e assentos para pessoas com necessidades especiais.

A licitação para a contratação da empresa que vai executar a obra foi lançada nesta quinta-feira e deve ser concluída em até 90 dias. A previsão é que as obras comecem no início de 2024.

A tabela abaixo mostra um resumo das praias da cidade do Recife.

PraiaLocalizaçãoCaracterísticas
Boa ViagemRecifeUma das mais procuradas em Recife, com ótima estrutura de hotéis, restaurantes e bares. Oferece piscinas naturais na maré baixa, mas requer cuidado com os tubarões.
PinaRecifeUma praia urbana com calçadão, ciclovia e quiosques. Tem águas claras e mornas, mas também ondas fortes e correntezas. É frequentada por surfistas e banhistas.
Brasília TeimosaRecifeUma praia popular com uma comunidade de pescadores. Tem um mercado de peixes e frutos do mar, além de bares e restaurantes. Não é muito indicada para banho, mas tem uma vista bonita da cidade.

 

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...