A notícia é triste. Contudo, o legado é algo que todos nós temos que nos atentar e celebrar a cada partida. O mundo perdeu o grande intelectual chamado Domenico de Masi. Sua obra literária é vasta e tem tudo a ver com o Nordeste. Em sua obra que tem um caráter de “autobiografia” mostrou ao mundo um conceito de que é possível trabalhar com o que se gosta, se divertindo, e aproveitando cada momento da vida. O Ócio Criativo é um livro que mostra a inspiração que a região Nordeste como o melhor lugar do mundo para se viver com trabalho, dignidade e aproveitando tudo aquilo que de melhor a vida nos dar com natureza turismo diversão e descanso.
O sociólogo italiano cita mais especificamente as praias do litoral baiano como o ambiente favorável para que seu conceito pudesse tomar forma. Certamente não conheceu outros destinos da região como a Chapada Diamantina, os cânions do São Francisco, os litorais de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, assim como os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, dentre tantos outros locais do Nordeste. Mas, são nesses cenários paradisíacos que o intelectual defendia que era possível trabalhar e ser feliz ao mesmo tempo. Sem ambiente laboral extenuante e aproveitando os momentos de descanso para praticar o “ócio criativo”.
Quem é Domenico de Masi e qual sua ligação com o Brasil?
Domenico de Masi foi um sociólogo italiano que ficou conhecido por criar o conceito de
“ócio criativo”, que defende que o tempo livre é essencial para gerar bem-estar individual na era pós-industrial. Ele nasceu em Rotello, em 1938, e foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma. Ele escreveu mais de 20 livros, entre eles “O Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.
A relação de Domenico De Masi com o Brasil foi de admiração, amizade e parceria. Ele foi um dos autores estrangeiros mais vendidos no mercado brasileiro, com mais de dez livros traduzidos para o português. Estudou a sociedade e a cultura brasileira, comparando-as com as de outros países, e considerou o Brasil como um exemplo de tolerância, diversidade e criatividade.
Também fez amizades por que como o arquiteto Oscar Niemeyer, o educador Frei Betto e o presidente Lula. Teve a oportunidade de visitar o Brasil várias vezes, participando de eventos, palestras e entrevistas. Recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro, onde apreciava o carnaval e o samba. Também se interessou pelo turismo no Brasil, destacando o potencial das belezas naturais e do povo brasileiro, com destaque para a região Nordeste. Ele demonstrou um grande respeito e carinho pelo Brasil até o fim de sua vida.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem exemplo de política pública para inovação e tecnologia
– Nordeste ganha novo Roteiro da Cachaça no interior; conheça
– De Natal a Noronha de carro: o plano da maior ponte do mundo
– ESTÓRIAS DA MÚSICA NORDESTINA: Conheça DEVOTOS, a banda de rock que tocou até na assembleia legislativa
Mas, afinal, o que é o Ócio Criativo?
- O ócio criativo é um conceito criado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi
- Ele defende que o tempo livre é essencial para gerar bem-estar individual na era pós-industrial
- Ele propõe que o ócio criativo é a síntese entre o trabalho, o estudo e o jogo, que permite o desenvolvimento das potencialidades humanas e a expressão da criatividade
- Ele afirma que o ócio criativo não é sinônimo de preguiça ou inatividade, mas sim de uma escolha consciente de como usar o tempo livre para se dedicar a atividades prazerosas, culturais e sociais, que contribuam para o crescimento pessoal e coletivo
- Ele sugere uma nova forma de organização social, baseada na integração entre trabalho, estudo e lazer, que seria mais feliz, solidária e democrática
- Ele considera o Brasil, especialmente o Nordeste, como um exemplo de ócio criativo, por combinar as condições ideais para se trabalhar com qualidade de vida, aproveitando os recursos naturais e culturais da região
- Ele escreveu vários livros sobre o tema, como “O Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho” e “O Futuro do Trabalho”
Por que o Nordeste combina tanto com o conceito de Ócio Criativo?
No livro Ócio Criativo, Domenico é questionado qual o melhor lugar do mundo para se praticar o Ócio Criativo. E ele não titubeia ao falar que o Nordeste se encaixa neste conceito e cita as praias do litoral sul da Bahia como um exemplo disso. E fala que lá combina as condições ideais para se trabalhar com qualidade de vida. Ele elogia a hospitalidade, a simpatia e a inventividade do povo nordestino, que sabe aproveitar os recursos naturais e culturais da região com sabedoria e respeito. Ele também reconhece as dificuldades e as desigualdades que o Nordeste enfrenta, mas aponta as possibilidades de superação e de desenvolvimento sustentável.
Domenico de Masi deixa um legado de ideias, de livros, de projetos, de exemplos e de sonhos. Ele nos deixou um legado de amor pelo Nordeste e pelo Brasil. Ele nos deixa um legado de ócio criativo.