Obras da ponte Salvador-Itaparica devem começar nas próximas semanas

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou nesta segunda-feira (25), que as obras da ponte Salvador-Itaparica devem começar nas próximas semanas. Em reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o gestor estadual disse que o consórcio chinês contratado para a execução da obra deve iniciar o processo de sondagem, que é a realização dos furos no solo para a colocação dos pilares da ponte.

A ponte Salvador-Itaparica é um projeto de infraestrutura que visa integrar a capital baiana com a ilha de Itaparica e o sul do estado. A obra tem um custo estimado de R$ 13 bilhões e deve gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é que a ponte tenha 12,4 km de extensão e seja uma das maiores da América Latina.

Pandemia causou atrasos

O ministro Rui Costa explicou que o principal motivo do atraso das obras foi a pandemia de Covid-19, que causou uma grande variação de preço nos insumos. Segundo ele, houve uma mudança completa dos preços dos materiais para as grandes obras, o que desalinhou os contratos. Ele disse que o governo federal tem compreensão da importância da obra para o desenvolvimento do país e que está em diálogo com os chineses para viabilizar o início das obras.

“A gente espera o mais rápido possível iniciar duas ações importantes para essa obra: a sondagem, que são esses furos, com um furo para cada pilar; além da dragagem, que a Marinha solicitou que fosse feita na Baía de Todos-os-Santos, próximo ao porto, evitando portanto que a manobra dos navios ocorra próxima aos pilares da ponte. Essas duas obras devem ser feitas em breve”, disse Rui Costa.

LEIA TAMBÉM:
Maior cidade do Nordeste vai ter ônibus de graça para estudantes
Jumenta encanta a web com sua festa de Barbie
Nordeste tem a maior árvore frutífera do mundo e é um cajueiro
Como o Nordeste se prepara para enfrentar o El Niño 2023

Nesta terça-feira (26), às 17h, Jerônimo e Rui participarão, em Brasília, de mais uma reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, com quem eles conversarão sobre a ponte Salvador-Itaparica. Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia pautado o tema com representantes chineses.

A ponte Salvador-Itaparica é uma obra esperada há décadas

Obra esperada há décadas

A ponte Salvador-Itaparica é uma obra esperada há décadas pela população baiana e que promete transformar a economia e o turismo do estado. A expectativa é que a ponte reduza em até 100 km o percurso entre Salvador e o sul da Bahia e beneficie cerca de 4 milhões de pessoas. Além disso, a obra deve estimular o desenvolvimento de novos polos industriais e comerciais na região metropolitana de Salvador e no recôncavo baiano.

A tabela abaixo mostra um resumo da obra.

Característica Valor
Nome Ponte Salvador-Itaparica
Localização Entre a capital da Bahia e a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos
Extensão 12,4 km
Custo estimado R$ 13 bilhões
Início das obras Previsto para 2023
Fim das obras Previsto para 2027
Consórcio responsável China Communications Construction Company (CCCC) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20)
Benefícios esperados Integração regional, desenvolvimento econômico, geração de empregos, potencialização do turismo, redução do tempo de viagem

Últimas

Mateus Sena foto WSl

Circuito BB de Surfe retorna a Natal

concurso

Estado do Nordeste fará concurso para a área de cultura

Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa. Foto: Eliseu Lins

Aeroportos do Nordeste disparam em movimentação de passageiros

Campeonato de Melhor Cerveja do Nordeste. Foto: Reprodução

Melhores cervejas do Nordeste são conhecidas em competição

Seca no Nordeste

Governo Federal vai ajudar 126 cidades do Piauí

Relacionadas

Mateus Sena foto WSl

Circuito BB de Surfe retorna a Natal

concurso

Estado do Nordeste fará concurso para a área de cultura

Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa. Foto: Eliseu Lins

Aeroportos do Nordeste disparam em movimentação de passageiros

Campeonato de Melhor Cerveja do Nordeste. Foto: Reprodução

Melhores cervejas do Nordeste são conhecidas em competição