O líder messiânico Antônio Conselheiro, ainda no século XIX, previa que o Sertão ia virar mar. A frase histórica ecoa até hoje com o auxílio luxuoso dos versos de Sá e Guarabyra. E a profecia está se cumprindo. Pelo menos para Sobradinho, que vê sua capacidade chegar perto dos 100% e o seu lago, um dos maiores do mundo, transformar uma paisagem outrora árida em um enorme mar de água doce.
No último dia 20 de março a barragem de Sobradinho bateu a casa de 93,27% de volume útil, conforme relatório divulgado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A Companhia espera que a barragem sangre ainda este mês.
O Lago de Sobradinho
O lago de Sobradinho é um dos maiores lagos artificiais do mundo. Tem 4 214 quilômetros quadrados de área e 32,2 quilômetros cúbicos de água. Foi construído na década de 1970, para represar as águas do rio São Francisco (ou seja, a barragem de Sobradinho). Dessa forma, gerou o aproveitamento hidroelétrico do rio através da usina de Sobradinho, uma das maiores do Brasil.
Sem ‘sangrar’ desde 2009, e o seu volume mínimo de 1% registrado em 2014, o lago recebeu um grande aporte hídrico devido as chuvas ocorridas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco nos estados de Minas e Bahia.
Sobradinho é de suma importância para o Nordeste por conta da geração de energia elétrica. Além disso, tem forte influência na agricultura e na Transposição do Rio São Francisco, que leva as águas do Velho Chico para os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Fonte: Da Redação do NE9