Início » Economia » Nordestina Pague Menos se destaca entre as empresas mais diversas do Brasil

Economia

Nordestina Pague Menos se destaca entre as empresas mais diversas do Brasil

A rede de farmácias Pague Menos conquistou a terceira colocação no ranking das empresas mais diversas do Brasil, segundo levantamento da Análise Folha em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). A princípio, o estudo ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
17 de dezembro de 2025 - às 09:44
Atualizado 17 de dezembro de 2025 - às 09:44
3 min de leitura

A rede de farmácias Pague Menos conquistou a terceira colocação no ranking das empresas mais diversas do Brasil, segundo levantamento da Análise Folha em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A princípio, o estudo avaliou critérios como distribuição geográfica, diversidade racial, inclusão de gênero e faixa etária dos colaboradores, colocando a empresa cearense entre os principais destaques nacionais.

O ranking é liderado por Banco do Brasil e TIM, enquanto o setor varejista aparece com forte presença na lista, incluindo nomes como Renner, C&A, Sendas e Vivara. Dessa maneira, a posição alcançada pela Pague Menos evidencia o avanço das práticas de diversidade e inclusão no varejo farmacêutico brasileiro.

Segundo o pro­fes­sor do pro­grama de pós-gra­du­a­ção em admi­nis­tra­ção pública da UFPE (Uni­ver­si­dade Fede­ral de Per­nam­buco) Hen­ri­que Muz­zio, o comér­cio vare­jista é um setor estra­té­gico para que a marca esta­be­leça um vín­culo com o con­su­mi­dor.

“Com o aumento das dis­cus­sões sobre diver­si­dade, é natu­ral que as pes­soas levem em conta esse pilar na hora de fazer esco­lhas sobre mar­cas e ser­vi­ços e bus­quem aquele com o qual se iden­ti­fi­cam mais.”

Orgulho nordestino com atuação nacional

Fundada no Ceará, a Pague Menos tem raízes nordestinas e mantém sua sede no estado, sendo hoje uma das maiores redes de farmácias do país. A empresa construiu uma trajetória de crescimento pautada na valorização da diversidade regional e na ampliação do acesso a serviços de saúde, especialmente em cidades de médio e pequeno porte do Norte e Nordeste.

Com presença em todos os estados brasileiros, a rede se consolidou como referência nacional ao adotar um modelo de negócio que combina capilaridade, inclusão social e geração de emprego em diferentes regiões do país.

Diversidade como estratégia de crescimento

O desempenho da Pague Menos no ranking reflete uma estratégia corporativa alinhada às melhores práticas de governança, inclusão e responsabilidade social. A empresa se destaca pela pluralidade de seus quadros profissionais e pela capacidade de integrar diferentes perfis, realidades e culturas regionais em sua operação.

Além do reconhecimento no estudo da Folha/FGV, a Pague Menos integra o seleto grupo das três maiores redes de farmácias do Brasil, reforçando sua relevância econômica e social no cenário nacional.

LEIA TAMBÉM

Importância para o Nordeste

O resultado é visto como simbólico para o Nordeste, ao mostrar que empresas com origem na região podem liderar indicadores estratégicos e competir em alto nível no mercado brasileiro. A performance da Pague Menos demonstra que diversidade, inclusão e valorização das raízes regionais podem caminhar juntas com expansão, inovação e resultados financeiros.

O reconhecimento nacional fortalece a imagem da empresa e projeta o Nordeste como um polo cada vez mais relevante na agenda corporativa do país.

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.