O fim de semana promete ser chuvoso em grande parte da Região Nordeste, incluindo o leste e partes do interior, como o agreste e brejo. A intensificação do fluxo de umidade do oceano para o continente, influenciada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), é a responsável por essa condição climática.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o padrão chuvoso deve continuar ao longo deste sábado (15) e domingo (16). Há previsão de volumes de chuva acima de 100 milímetros, especialmente entre o litoral de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Além da chuva, a ASAS vai intensificar os ventos em praticamente toda a região. Rajadas entre 40 km/h e 50 km/h são esperadas, com algumas áreas de maior altitude, como a Chapada Diamantina (BA), Serra das Confusões (PI), Chapada do Araripe e partes do Planalto da Borborema, podendo registrar ventos acima de 60 km/h.
Chuva Intensa nos Últimos Dias
Entre quinta-feira (13) e hoje (14), registrou-se grandes volumes de chuva no leste e até mesmo no litoral norte da Região Nordeste. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o total de chuva registrado nas últimas 24 horas foi de 117 mm, valor que representa mais de 1/3 da média climatológica para o mês de junho, que é de 348,8 mm. Em Fortaleza, capital do Ceará, choveu 84 mm, correspondendo a 65% da média climatológica para o mês.
LEIA TAMBÉM:
– IBGE: Paraíba lidera crescimento no Nordeste do Setor de Serviços
– Médica do RN improvisa e salva bebê com embalagem de bolo
– São João de CG tem recorde de público e a maior quadrilha do mundo
– Nordeste dispara 3,2% e é a região que mais cresce no Brasil
Dada a variabilidade das previsões meteorológicas, o Inmet recomenda acompanhar diariamente as atualizações das previsões do tempo, bem como os avisos meteorológicos especiais.
Recomendações
Ao mesmo tempo, para aqueles que moram nas áreas afetadas, é importante estar atento às atualizações. Dessa forma, tomar precauções necessárias para lidar com possíveis inundações e ventos fortes.